3 dicas para retirar laminado decorativo da madeira

[rank_math_breadcrumb]

3 dicas para retirar laminado decorativo da madeira

Laminado decorativo

O laminado decorativo de alta pressão, popularmente conhecido como fórmica, proporciona uma infinidade de cores e texturas para o acabamento de projetos de móveis. Porém, é natural que o profissional que o aplique queira em algum momento retirar a fórmica da superfície da madeira.  

Pensando nisso, reunimos 3 dicas práticas e simples que podem ser aplicadas para retirar fórmica da superfície da madeira. 

1 – Espátula + thinner 

O método mais comum é utilizando uma espátula. “O descolamento do laminado pode ser feito com uma espátula, onde o laminado vai sendo levantado e entre ele e o madeiramento, você vai espalhando thinner ou diluente de adesivo de contato”, afirma Verônica Braga, instrutora de marcenaria do Leo Social.  

“No processo vá deixando o produto agir para um melhor resultado”, completa a marceneira.  

2 – Soprador térmico 

A instrutora do Leo Social ainda dá uma outra dica: a do soprador. “Outra forma é utilizando um soprador para o derretimento do adesivo. Com auxílio da espátula também vai fazendo o descolamento”, ressalta Verônica. 

3 – Ferro de passar roupas 

Além dessas duas dicas, temos também o ferro de passar roupas, que acima do laminado derrete a cola de contato e vai levantando com a espátula”, revela Fábio Nunes, instrutor de marcenaria do Leo Social.  

“Na minha opinião, o soprador térmico é a melhor forma, mas para quem não tem um, não vai faltar o ferro de passar roupas”, conclui.

Foto: Cleyder Duque/Pexels

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support