“A marcenaria mudou minha vida e fez eu ter uma profissão digna”
A Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, já impactou a vida de milhares de pessoas ao longo de mais de 15 anos de história. Fábio Marcondes, de 24 anos, é uma dessas pessoas que tiveram a oportunidade de mudar de vida por meio dos cursos da Escola da Marcenaria.
Ele fez os cursos de Marcenaria Básica, Marcenaria Intermediária e Marcenaria Avançada – que hoje formam o Marcenaria Profissional – no ano de 2018 e conta como teve uma grande reviravolta em sua vida.
“Eu estava construindo minha casa junto com meu pai. E eu queria fazer minha casa do meu jeito e meu pai me motivou a fazer algum curso relacionado à obra. Porém, eu não sabia o que fazer e nem onde arrumar o curso”, afirma Fábio.
“Foi quando chegou uma carta em casa do meu L.A [liberdade assistida] da medida socioeducativa, que eu tinha que cumprir por causa dos meus atos de quando era menor de idade. Aí minha técnica arrumou esse curso na Escola da Marcenaria e eu fui firme”, lembra o ex-aluno.
Segundo Fábio, antes de começar o curso na Escola da Marcenaria, ele não tinha qualquer contato ou experiência com marcenaria. Mas isso mudou. “Antes de fazer o curso, eu não tinha nenhuma experiência e não sabia fazer nada. Mas dei o meu melhor e aprendi bastante com o curso”, explica.
Fábio conta que após o curso ele conseguiu trabalho em marcenarias, mas que em 2019 acabou voltando a cometer delitos. “Depois do curso arrumei uma marcenaria e fiquei quatro meses trabalhando. Fui pra outra e fiquei mais dois meses. Aí abandonei tudo em 2019 e voltei a fazer algumas coisas que não me agrada e isso me afastou da marcenaria”, lamenta o jovem.
A volta por cima com a marcenaria
No entanto, o sonho de trabalhar com a marcenaria ressurgiu e Fábio deu a volta por cima. “Após um encontro com Deus em abril de 2022, Deus falou comigo e fez meu sonho ressuscitar e me deu força pra persistir nessa área”, revela Fábio emocionado. “Ele ressuscitou meu sonho de volta para marcenaria”, declara.
Depois se reencontrar com a marcenaria, Fábio lembra que recorreu à uma pessoa especial: a professora Veronica Braga, marceneira e instrutora que ministrou o curso para turma de Fábio em 2018.
“Pedi ajuda pra professora Veronica e ela me ajudou. Arrumou uma marcenaria pra mim no mês de junho de 2022”, relata. “Fiquei trabalhando nessa marcenaria até o mês de novembro e saí de lá. Comecei a trabalhar pra mim, montei minha firma e estou indo pra cima”, afirma Fábio com um sorriso no rosto.
De acordo com Fábio, a experiência dos cursos da Escola da Marcenaria foi incrível e ele reafirma sua gratidão à instrutora Veronica. “O curso foi top. Eu amei fazer e agradeço muito a professora Veronica que me ajudou muito nessa trajetória”, enaltece.
A marcenaria e os planos para o futuro
Há três meses, o ex-aluno da Escola da Marcenaria abriu a Marcondes Soluções em Móveis – @solucoes_em_moveis no Instagram. Com sua empresa, Fábio realiza trabalhos de móveis planejados, móveis decorativos, reformas, reparos e outros serviços.
Além de crescer com sua empresa, Fábio tem grandes planos para o futuro. “Meus planos na marcenaria é aprender mais e evoluir a cada dia. E trazer meu pai e alguns amigos pra esse ramo”, afirma. “Pretendo subir de nível e ajudar algumas pessoas com o método que eu aprendi. E com isso vou tentar fazer mais cursos on-line, pra todos terem uma chance melhor e um fácil acesso pra conhecer cada parte da marcenaria”, completa Fábio.
“A marcenaria mudou a minha vida. Me fez ter uma oportunidade e uma profissão digna”, exclama Fábio. “E assim como ela me ajudou, eu vou usar pra ajudar o próximo porque onde eu moro a oportunidade está bem distante. E por falta disso muitos meninos novos estão se perdendo no mundo. Se tivessem a mesma oportunidade que eu tive poderiam mudar de vida”, conclui.