O MDF tem inúmeros benefícios, mas o MDF comum demanda um cuidado especial quando se trata de ambientes expostos à umidade, isso porque as fibras da chapa têm um alto poder de absorção e incham rapidamente quando molhadas. E aí, deforma a peça, estraga a estética e a funcionalidade o móvel.
Já o MDF resistente à água apresenta uma composição com resinas especiais e aditivos que impedem a absorção acelerada, ou seja, tornam as fibras do painel menos permeáveis. Apesar disso, essas chapas não são totalmente à prova d’água, o que significa que não devem ficar submersas ou sob umidade excessiva por longos períodos.
Visualmente, a principal diferença entre o MDF comum e o MDF com resistência à água está na coloração. Isso porque as chapas resistentes ao líquido apresentam uma tonalidade verde para facilitar a distinção entre os dois tipos.
Mas onde aplicar o MDF resistente à agua?
Em uma residência, o MDF resistente à água é uma ótima opção para cozinha, copa, banheiro, lavabo, lavanderia e varanda. Em comércios ou empresas, você pode optar por esse tipo de MDF para fabricar o mobiliário de refeitórios, vestiários, entre outros.
Mas, lembre-se, o melhor tipo de MDF é aquele que atende às necessidades do seu projeto!
E mais uma dica, esse e outros materiais você encontra no site da Leo Madeiras!