Você é protagonista da sua vida?
Para se ter sucesso em todas as áreas da vida, seja pessoal ou profissional, é preciso assumir a posição de protagonista
No dicionário, a palavra autonomia é definida como “a capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania; independência pessoal”. Em um sentido mais amplo, ter autonomia é também assumir o papel de protagonista da sua própria vida. E isso não é uma escolha.
Desde cedo somos incentivados a assumir esse protagonismo. Na escola, por exemplo, fazer lição de casa vai além de ser um dever ou obrigação, é um incentivo de criar autonomia para aumentar o conhecimento. Escolher a própria roupa, se alimentar bem e manter a higiene em dia são atividades encorajadas desde a infância para se conquistar a autonomia.
E quando falamos em autonomia, não podemos e nem temos como transferir ao outro a responsabilidade de ser protagonista de nossas vidas. Não assumir o papel que a autonomia exige é sair em desvantagem em todos os aspectos da vida, como na área profissional, amorosa e familiar.
Cada escolha, decisão, conquista, posicionamento e atitude que tomamos reflete em nossa vida e nos leva a um caminho de aprendizagem. Somos inteiramente responsáveis por cada ação que adotamos, querendo ou não.
E como podemos nos tornar cada vez mais protagonistas de nossas vidas?
Com autoconhecimento. Se conhecer é o primeiro passo para alcançar autonomia. Na Trilha Básica do Empreendedor, curso on-line 100% gratuito da Escola Marcenaria, tem um módulo inteiro sobre Autoconhecimento, Identidade e Propósito. Confira (clique aqui).