Profissionalização em marcenaria: não pule etapas!
O setor moveleiro está em alta e por isso há uma demanda de pessoas que buscam a profissionalização na área. Entenda por que é importante se especializar em cursos e não pular etapas
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de móveis subiu 3,6% entre janeiro de 2021 e dezembro de 2020. Se comparado com o primeiro mês do ano passado, o aumento foi de 7,4%.
Isso mostra que o setor moveleiro está aquecido. Com isso, é natural que aumente o número de pessoas interessadas em trabalhar na área, como marceneiro, marceneira, montador (a) de móveis ou projetista.
Mas para isso, um fato precisa ser levado em consideração: a profissionalização. Ter uma formação educacional prática de qualidade é importante para quem deseja ingressar no setor moveleiro. E essa formação exige que você não pule etapas fundamentais para o aprendizado não somente teórico, mas principalmente prático.
Um exemplo: você é um arquiteto, engenheiro ou design de interiores, está desempregado e quer ingressar na marcenaria para ter uma renda. Você já possui alguns conhecimentos teóricos, como uso de EPIs, sistema de medidas e processos de fabricação.
Isso pode te dar a sensação de que pode entrar já em um curso avançado de marcenaria. Mas, você sabe usar uma esquadrejadeira? Sabe fazer plano de corte e colagem de fita de borda?
Escola da Marcenaria
Por isso, mesmo que você tenha alguns conhecimentos teóricos ou práticos na área, é importante começar literalmente pelo início. É exatamente por esse motivo que a Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, separa os cursos de profissionalização em Marcenaria por módulos: Básica, Intermediária e Avançada. Cada módulo vai aumentando o nível de conhecimento e ações práticas do aluno.
Outro exemplo: se você quer fazer o curso de Montador Sob Medida, é preciso que você tenha noções básicas em marcenaria para ter um aproveitamento melhor do curso. E assim por diante.
Portanto, por mais ansioso que você esteja para concluir um curso, seja ele de Marcenaria, Montador Sob Medida ou outro, para já atuar na área, é preciso seguir todas as etapas essenciais para você se tornar um profissional qualificado.
Afinal, um bom profissional com amplo conhecimento técnico é mais valorizado e consequentemente consegue ganhar mais e ter clientes melhores.