15 anos de Leo Social: confira nossa linha do tempo!
Confira um pouco da nossa linha do tempo
Em dezembro de 2021, o Leo Social completa 15 anos de história. São 15 anos capacitando e profissionalizando jovens e adultos para o setor moveleiro. Pessoas que chegam em situação de vulnerabilidade social, sem perspectiva e que conseguem uma profissão por meio de nossos cursos.
Com 15 anos de estrada, o Leo Social já passou por diversas fases. Conheça um pouco da nossa linha do tempo:
2004
Foi fundada a Escola da Marcenaria Moderna, primeira iniciativa da Leo Madeiras – maior distribuidora de materiais para marcenaria e indústrias de móveis do Brasil – com foco na formação de marceneiros.
Em parceria com o Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, o projeto da escola iniciou com cursos pagos de Gestão e Projetos em 3D.
2006
Foi criado o então Instituto Leo e o programa Leo Educa, que tinha o objetivo de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Pelo Leo Educa, foi lançado o curso de Meio Oficial de Marcenaria, voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.
2008
A Escola da Marcenaria Moderna venceu o 4º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Varejo, promovido pela FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas).
2013
O Instituto Leo firmou parceria com a Ei Você, empresa do Grupo Abril Educação, e lançou cursos on-line em Gestão, Desenho e Finanças.
2014
Foi lançado o projeto Marcenaria do Bem como parte integrante do curso de Meio Oficial de Marcenaria do Leo Educa. O Marcenaria do Bem consistia na doação de um móvel, feito pelos próprios alunos do curso, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições ou colaboradores da Leo Madeiras.
Além disso, o curso de Meio Oficial de Marcenaria foi todo redesenhado devido a uma mudança na legislação que proibiu o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria. Com isso, o curso passou a atender jovens adultos.
2015
O centro de treinamento do Instituto Leo foi ampliado com a construção de duas marcenarias. Com isso, pudemos atender e capacitar ainda mais pessoas com os nossos cursos.
2016
Alunos do Instituto Leo construíram bases de parklets, desenvolvidas pelo Parklet Art Lab – um laboratório de desenvolvimento de técnicas artísticas e sustentáveis para a construção de parklets – que foram colocadas dentro do Parque Burle Marx, em São Paulo. O projeto executado pelo Instituto Leo foi chamado de Parklet Coco.
2017
Neste ano, o Instituto Leo ultrapassou a marca de 1 mil alunos formados em situação de vulnerabilidade Social por meio do programa Leo Educa. E também passamos a marca de mais de 5 mil alunos formados pela Escola da Marcenaria.
Além disso, o ano de 2017 ficou marcado com a implantação da Roda de Valores, que é um bate papo leve que estimula os alunos a refletirem sobre os valores que existem dentro de si.
2018
Participamos da exposição Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo do Museu da Casa Brasileira. A mostra permeou o pensamento de Le Corbusier, arquiteto franco-suíço que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX.
2019
O Instituto Leo participou do maior festival de arte e criatividade da América Latina, o Pixel Show. Na ocasião, fizemos diversos projetos com madeira com os visitantes do evento, como carrinho de rolimã.
Tivemos a segunda ampliação de nosso espaço. Foi construída uma terceira marcenaria em nossas dependências, além de duas novas salas teóricas, nossa área administrativa e uma sala de acolhimento.
2020
Com a pandemia, todas as operações do Instituto Leo foram paralisadas. Após refletirmos sobre o nosso papel no setor e comunidade moveleira, mudamos o nosso nome para Leo Social e fizemos diversas ações, como mentorias on-line, cursos gratuitos, etc.
Por meio do Marcenaria do Bem, fizemos uma campanha para ajudar financeiramente milhares de marceneiros e marceneiras. Foram mais 3 mil profissionais beneficiados com esta ação.
O programa Leo Educa, que promovia cursos gratuitos de marcenaria, é absorvido pela Escola da Marcenaria que agora passa a ter cursos pagos e gratuitos.
2021
Nos consolidamos como Leo Social, trabalhando sob os pilares Capacitar, Conectar e Cuidar e com o propósito de promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna de forma sustentável.
Em parceria com a Promob, a Empreende Aí, a Anderson Rios Consultoria e a Plataforma Gabster, lançamos a Trilha Básica do Empreendedor. Um curso on-line e 100% gratuito com intuito de melhorar a gestão dos negócios do setor moveleiro.
Lançamos os cursos de Montador Sob Medida e Entre Montadoras. Em parceria com a Achei Montador e o Sebrae, fizemos o curso Achei Montadoras, voltado exclusivamente para mulheres.