5 cuidados para montar móveis na casa do cliente
Quando o assunto é móveis planejados ou sob medida, o profissional do setor moveleiro precisa se atentar não só a medição do ambiente e confecção das peças, mas também a montagem do móvel na casa do cliente.
Trabalhar com madeira, MDF, MDP ou outros materiais é saber que a sujeira será inevitável. E é exatamente por isso que o marceneiro (a), montador (a) ou profissional moveleiro precisa adotar certos cuidados para não transformar o sonho do cliente em um pesadelo. Aqui vão algumas dicas:
1 – Leve as peças cortadas
Não transforme a casa do cliente em uma marcenaria. Para evitar fazer ainda mais sujeira, procure levar as peças do móvel já cortadas para apenas montá-las no ambiente. Caso precise de algum ajuste, veja com o cliente como é possível resolver o problema.
2 – Mantenha o ambiente limpo e organizado
Trabalhe em um espaço adequado para realizar o serviço e tente manter peças e ferramentas organizadas. Além disso, mantenha o ambiente sempre limpo não só por causa do cliente, mas também para não perder parafusos, porcas e outros materiais. Outra dica é: leve seu próprio material de limpeza.
3 – Esteja bem apresentável
Busque realizar o serviço sempre com roupas e calçados limpos. Se possível, use propé descartável nos sapatos para transitar pela casa do cliente. Além disso, caso sua empresa tenha uniforme, utilize. Isso aumenta a confiabilidade e segurança do cliente com o seu trabalho. Em tempos de pandemia, sempre utilize máscara (descartável ou PFF2) e higienize as mãos (com álcool em gel e lavando com água).
4 – Tem ajudante? Distribua funções
Nem sempre é possível contar com um ajudante, mas caso você tenha, distribua funções. Enquanto você monta uma parte do móvel, o ajudante pode fazer outra. Além disso, o ajudante também pode ficar responsável pela limpeza do espaço. Enquanto você realiza a montagem, ele mantém o ambiente limpo.
5 – Cumpra com os prazos
Outro ponto fundamental é cumprir com os prazos acordados com o cliente, tanto de início quanto de término do serviço. Converse com o cliente também sobre o melhor horário para executar o trabalho. Afinal, nem todo mundo gosta ou pode receber você das 8h às 18h, por exemplo.
E para finalizar…
Esses cuidados são, mais do que nada, formas de encantar ainda mais o cliente. Além de criar um móvel de qualidade e executar uma boa montagem, você precisa vender uma boa imagem do seu serviço como um todo.
E tudo isso está diretamente ligado a esses pequenos cuidados e comportamentos dentro da casa do cliente. Você precisa ter a intenção de deixar a casa do cliente melhor do que quando entrou.