Indústria moveleira: governo amplia corte no IPI para 35%
O governo federal publicou um novo decreto que reduz o IPI para 35%. Divulgado na sexta-feira, 29 de abril, o decreto amplia o corte de 25% para 35% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que passou a valer a partir de 1º de maio de 2022.
Produtos da indústria moveleira, como móveis, estão abarcados no decreto. Além disso, outros produtos industrializados como calçados, carros e eletrodomésticos serão beneficiados com a mudança.
No entanto, alguns produtos produzidos na Zona Franca de Manaus continuarão com a redução de 25%. Nesse caso, aparecem itens como smartphones, motocicletas e câmeras.
Segundo o governo, a medida tem o objetivo de ajudar na recuperação econômica. É estimado que o corte no imposto reduza a arrecadação federal em R$ 23,4 bilhões em 2022. Estados e municípios também terão redução na arrecadação, já que o IPI é um imposto compartilhado.
O governo vem publicando decretos para redução do IPI desde fevereiro deste ano (leia aqui). Empresas moveleiras já vinham faturando com IPI reduzido conforme as atualizações de decreto.