Produção de móveis cresce 4% em abril
O mês de abril registrou crescimento de 4% na produção de móveis em relação a março de 2022. Os dados, divulgados pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram recuperação no quarto mês do ano após crescimento em fevereiro e queda em março.
Apesar do bom número, o acumulado do ano é de –25% em relação ao mesmo período de 2021. Se comparado a abril de 2021, o setor registrou queda de –11,6%. Embora tenha um decréscimo no comparativo: março (–22,7%), fevereiro (–28,3%) e janeiro (–33%). Esse ritmo de queda é considerado “normal”, considerando que 2021 foi um ano com ótimos números.
A produção de móveis tem recuso de 16,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Na média móvel trimestral, o trimestre fevereiro, março e abril teve aumento de 0,5% comparado ao trimestre anterior (janeiro, fevereiro e março).
Já a produção industrial nacional teve crescimento de 0,1% em abril frente a março, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo, com o acumulado de 1,4% no período. Em relação a abril do ano passado, a indústria registrou queda de 0,5%.
Fonte: eMóbile
Foto: Cleyder Duque/Pexels