A importância do acabamento em projetos de móveis e objetos de madeira

[rank_math_breadcrumb]

A importância do acabamento em projetos de móveis e objetos de madeira

Seja você marceneiro, marceneira, dono e dona de marcenaria ou maker, o acabamento de seus projetos é um processo que merece sua atenção 

Um dos processos mais importantes na hora de criar alguma peça de madeira como um móvel e outros objetos é, sem dúvida, o acabamento. Ter uma boa finalização é essencial não só para o visual da peça, mas também para sua qualidade, desempenho e encantamento do cliente.  

Com os consumidores cada vez mais exigentes e em busca do melhor custo-benefício do mercado, ter um bom acabamento em projetos de móveis e peças de madeira é uma vantagem que coloca marcenarias, marceneiros autônomos, artesãos e makers à frente da concorrência.  

Foto: Anéis de madeira feito por Sheilla.

Para a artista Sheila Actis, dona da loja She (acesse o site aqui) que desenvolve e cria diversos objetos de marchetaria como alianças, brincos e caixas, o acabamento não é uma ciência exata e varia de profissional para profissional.

“Eu acho que o acabamento é uma escolha estética e uma escolha de peça. Não só dentro da funcionalidade que aquela peça está, mas o que você está propondo para aquela madeira”, afirma. “Para o meu trabalho, o acabamento faz parte de uma identidade. Identidade do produto e identidade do que estou vendendo”, enfatiza.  

Ainda falando sobre acabamento, Sheilla dá três dicas que leva em conta na hora de finalizar um projeto com madeira: 

1 – Boas lixas e intensidade:

“Às vezes as pessoas ficam com medo de lixar as peças, como se fosse um processo delicado. Não é. Tenha intensidade no lixamento e use lixas de qualidade para o acabamento”; 

2 – Limpeza:

“Limpe a peça. Tome cuidado principalmente no trabalho de marchetaria, para uma madeira não tingir a outra. A limpeza pode ser feita com álcool absoluto e a peça precisa descansar”; 

3 – Conheça o material:

“Conhecer o material que você vai trabalhar no acabamento é fundamental. Às vezes não está dando um resultado legal porque você não se adaptou ou não sabe usar aquele material. Acaba sendo uma escolha pessoal, de investigação”. 

Bastante focada no trabalho de reúso da madeira (leia nosso artigo sobre uso de sobras de madeira), Sheilla destaca sua paixão por essa arte:

“Sou apaixonada por madeira e pelo processo muito por conta de ser um material orgânico, que não tenho total controle do resultado e do processo. As peças vêm de tamanhos, formas e estados diferentes. Então, eu gosto de fazer ou olhar para aquela madeira e entender o que posso e onde posso aplicar, qual tamanho, etc”.

Sheilla trabalha há 10 anos neste ramo e seus trabalhos podem ser encontrados também no Instagram @she.art.br 

O acabamento nas grandes marcenarias 

Foto: Projetos realizados pela Marcenaria Taniguchi.

Do ponto de vista empresarial do setor moveleiro, ter um bom acabamento é praticamente um requisito para fechar negócios. Tsutomu Taniguchi, Diretor Presidente da Marcenaria Taniguchi, revela o processo criterioso que sua equipe adota para manter a qualidade dos acabamentos de seus produtos:

“Temos em todas as etapas pessoas responsáveis observando os acabamentos. Todos compromissados. No final da obra e na entrega, o gerente de montagem passa para vistoria junto com arquiteto e clientes”.  

O empresário conta que sua equipe conta com uma ‘check list’ de entrega e manual de limpeza, que são processos que reforçam ainda mais a preocupação com a qualidade. “Os acabamentos de todas as peças de nossos mobiliários têm ‘alma’, dedicação e coração. Isto aparece nos cantos adocicados, onde não há arestas cortantes”, ressalta Taniguchi.  

Com tantos anos de experiência no mercado moveleiro, Taniguchi destaca também a qualidade e prazo de entrega de sua marcenaria. Além disso, para ele, empresários do setor devem procurar e orçar com fornecedores de qualidade.

“Há clientes que não levam somente o preço em consideração. Eles estão procurando valor na qualidade”, enfatiza. “A melhor realização do seu trabalho é ver clientes satisfeitos e felizes com sonhos que são materializados”, conclui. Visite o site da Marcenaria Taniguchi (clique aqui). 

Fiquem atentos, profissionais do setor moveleiro!

Foto: Projeto feito por Enio.

É claro que os marceneiros, as marceneiras e os futuros profissionais do setor, mais do que ninguém, também devem levar em consideração o acabamento como processo importante e essencial na hora de finalizar uma peça de móvel. 

“Todo projeto ou qualquer produto fabricado deve tem uma boa execução e um bom acabamento, isso mostra o quanto [o profissional] está preocupado em atender bem o cliente em sua mercadoria”, afirma Enio de Moura, aluno do curso de Meio Oficial de Marcenaria do Leo Social.  

Enio realiza trabalhos com madeira, geralmente pinus e ripas de pallet, nos quais cria algumas peças, como pequenos móveis e até mesmo brinquedos. “Sempre busco superar a expectativa do cliente oferecendo o melhor de mim”, ressalta.  Ele publica seus trabalhos no Instagram @enimoura77.

Para ter um bom resultado no acabamento de projetos de móveis, ele dá algumas dicas: “Trabalhar com boas ferramentas, bons materiais, conhecer e saber o que está fazendo e por que está fazendo. Utilize materiais bons e ferragens boas. Faça com carinho como se fosse para uso próprio. Se coloque no lugar do cliente e se pergunte ‘eu aceitaria isso ou posso melhorar?’”. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support