Abimóvel divulga relatório Conjuntura de Móveis de junho

[rank_math_breadcrumb]

Abimóvel divulga relatório Conjuntura de Móveis de junho

abimovel relatório de móveis

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) divulgou o relatório Conjuntura de Móveis do mês de junho de 2022. Os indicadores são referentes aos meses de abril e maio deste ano.  

De acordo com a Abimóvel, houve uma desaceleração na indústria moveleira no início do segundo trimestre do ano: -8% de volume produzido em abril sobre o mês anterior, o que equivale ao montante de 28,3 milhões de peças. A desaceleração ocorre após o avanço de 11,5% em março sobre fevereiro deste ano. 

Em relação ao acumulado dos primeiros quatro meses, a produção de móveis registrou queda de 24,9%. Isso na comparação com o mesmo período de 2021, quando o setor foi impulsionado por questões como o isolamento social e a injeção de recursos emergenciais na economia.  

Com a queda, a indústria de móveis do país volta a um patamar semelhante do primeiro quadrimestre de 2019, ano pré-pandemia. Isso mostra uma estabilidade do setor, mesmo após impactos negativos causados pela quebra da cadeia global de suprimentos devido à grande demanda por móveis nos últimos dois anos.  

O relatório Conjuntura de Móveis da Abimóvel de junho revelou ainda que o consumo interno foi de 26,9 milhões de peças em abril de 2022. Uma diminuição de 9,1% em relação a março. Já no acumulado do ano, foi registrado uma queda de 25,9% em relação ao mesmo período de 2021. 

Além disso, foi alcançado R$ 5,4 bilhões em receita pela indústria de móveis em abril. O que representa um número 8,2% inferior ao atingido em março. No quadrimestre houve queda de 15,4% e nos últimos 12 meses, o recuo é de 16,8%.  

Fonte: Abimóvel 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support