Abril Verde: mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho

[rank_math_breadcrumb]

Abril Verde: mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho

abril verde conscientização trabalho e segurança

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, que tem o objetivo de trazer ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde das pessoas no ambiente de trabalho. 

O mês de abril foi escolhido como o mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho por conter datas importantes relacionadas ao tema: o dia 07/04, ao qual é celebrado o Dia Mundial da Saúde; e o dia 28/04, em que é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho.  

Na marcenaria e na indústria moveleira de modo geral, a segurança é fundamental para desempenhar a atividade sem riscos à saúde. A utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), tema que o Leo Social já abordou (leia aqui), deve se fazer presente no dia a dia do(a) marceneiro(a) e profissional do setor.  

Os principais EPIs utilizados para atividades comuns da marcenaria são: 

1 – Máscara respiratória:

Evita a inalação de produtos químicos, como colas, durante trabalhos na marcenaria;  

2 – Óculos de proteção:

Protege contra pequenos objetos que possam vir na direção dos olhos; 

3 – Protetor auricular:

Previne contra problemas de audição devido à exposição diária do barulho das máquinas na marcenaria.   

Por mais simples e rotineiro que possa parecer, a utilização desses e outros EPIs pode evitar diversos acidentes e danos à saúde. Por isso, marceneiro e marceneira, ao executar algum trabalho, não esqueça de utilizar os EPIs.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support