Aluno abre própria marcenaria em Carapicuíba – SP

Aluno abre própria marcenaria em Carapicuíba – SP

Dono da marcenaria Madeirarte Planejados (@madeirarte_planejados), Iweson Henrique Mendes da Silva, de 26 anos, é mais um caso de sucesso da Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social. O jovem marceneiro foi aluno da Escola entre 2018 e 2019, quando fez os cursos de Marcenaria Básica e Marcenaria Intermediária.  

Com o negócio bombando, a história de Iweson com a marcenaria começou após uma frustração profissional. Formado em mecatrônica, Iweson trabalhou por três anos como técnico em manutenção de plataformas aéreas. “Comecei a trabalhar nessa empresa em 2014, ano da Copa do Mundo, então eu viajava muito”, lembra.  

“Eu ganhava bem, mas era muito cansativo. Sempre fui ligado à família e por conta do trabalho mal conseguia estar com eles ou desfrutar do fruto do meu trabalho”, explica Iweson. Em 2016, a empresa em que Iweson trabalhava estava de mudança para o Peru. Ele foi convidado para integrar o time no país, mas recusou. Com isso, ficou desempregado.  

Foto: Iweson em sua marcenaria

“Eu não queria ficar longe da minha família. Então fui demitido”, relembra. “Nessa época, eu estava desanimado. O país estava em crise econômica e eu não conseguia recolocação. Foi então que comentei com um amigo próximo da família que tinha interesse em trabalhar com montagem de móveis”, afirma.  

O amigo próximo à família de Iweson era Ademir Junior, gerente da loja Leo Madeiras de Osasco. Ademir contou que trabalhava na Leo e que existia o projeto da Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, que fornecia cursos de capacitação na área. Começava ali a relação de Iweson com a marcenaria.  

Um baque e o próprio negócio 

Foto: Iweson

Com a recomendação de Ademir, Iweson iniciou o curso de Marcenaria Básica no final de 2018. No ano seguinte, ele fez o curso de Marcenaria Intermediária. Um dos clientes da loja Leo Madeiras de Osasco precisava de um profissional para trabalhar. Foi aí que Ademir indicou Iweson.  

“Trabalhei nessa marcenaria por um ano como ajudante e aprendi muita coisa”, conta o marceneiro. “Após esse trabalho, entrei em outra marcenaria e também fiquei por um ano. Mas essa estava em crise, atrasando salários e tudo. Foi então que o dono fez uma proposta para mim e o montador”, revela. 

“Ele [dono da marcenaria] sugeriu que comprássemos a marcenaria. Eu e o montador entramos em sociedade e compramos a marcenaria”, explica Iweson. A marcenaria foi aberta em junho de 2021. Porém, devido a problemas pessoais, o sócio de Iweson quis vender sua parte para o ex-aluno da Escola. “Há quatro meses a marcenaria é minha”. 

O que mais motivou Iweson a comprar a parte do sócio foi o apoio do pai. “Desde moleque eu sempre quis trabalhar com meu pai. Ele foi serralheiro por anos e eu tinha muito orgulho. Me deu uma força financeira para comprar a marcenaria e disse que me ajudaria nesse início em que eu estaria sozinho. Mas, ele morreu”, lamenta Iweson. 

“Meu pai saiu para trabalhar e por volta das 12h ligaram informando que ele teve um infarto fulminante. Foi um baque e tanto”, lamenta Iweson. “Pensei em desistir e vender a marcenaria após o ocorrido, mas decidi seguir em frente. É o que ele iria querer”, completa.  

Com o ocorrido, Iweson adiantou seu casamento que estava programado para acontecer daqui dois anos. “Isso que aconteceu me deixou reflexivo de que eu preciso viver o agora e não deixar para amanhã”, declara.  

O sucesso da Madeirarte Planejados 

Foto: Iweson

A Madeirarte Planejados fica em Carapicuíba – SP em um espaço de 300 m². Para ajudar no dia a dia, Iweson conta com dois funcionários. “Peguei eles do zero e estou ensinando. Eles fazem toda a parte de acabamento e montagem, enquanto eu faço o projeto, tiro medida, faço plano de corte, além da visita ao cliente”, explica Iweson. 

O marceneiro revela que empreender e ser dono do próprio negócio foi assustador no início. “Eu tinha medo de ser responsável de uma marcenaria inteira. Medo de não dar conta. E aí o meu primeiro projeto foi um apartamento inteiro”, diz aos risos.  

“Comprei moedas no app GetNinjas para montar um móvel de uma senhora. Ela gostou tanto do trabalho que perguntou se eu fazia planejados também. Eu disse que sim e ela me indicou para a filha, que tinha acabado de comprar um apartamento”, conta.  

No final deu tudo certo e Iweson já está mais confiante. “Todo o tempo que precisei, a Leo e a Escola me ajudaram. O Ademir sempre me deu bons conselhos, assim como o Fábio, que foi meu instrutor durante os cursos na Escola”, fala em tom de agradecimento. 

Iweson conta que os negócios estão bombando. “Fiz dois apartamentos em dezembro e uma cozinha em janeiro”, relata. Hoje a Madeirarte Planejados atende, em média, de quatro a cinco clientes por mês, dependendo de cada projeto.  

“É difícil empreender, mas se você tem o objetivo, tem que correr atrás. Quando comecei a empreender, não sabia fazer orçamento. Hoje já tenho uma noção. Nem tudo são flores. Hoje mesmo estou sobrecarregado, por isso quero estruturar melhor o meu negócio”, explica Iweson.  

“Acredito que vou deslanchar no mercado. A tendência é crescer, porque hoje todo mundo quer móvel planejado. Por isso, trabalhando bem e com um negócio bem estruturado, quero crescer junto com o mercado”, conclui.  

Escola da Marcenaria: quem faz, recomenda! 

Ex-aluno da Escola da Marcenaria, Iweson recomenda: “O curso vale a pena. É um curso que te ensina na prática e tem pessoas que te ajudam de verdade. Converso e tiro dúvidas com Fábio [instrutor] até hoje. Então, os instrutores são super abertos”.  

O curso da Escola da Marcenaria realizou uma das minhas vontades que era aprender marcenaria. Me recolocou no mercado de trabalho. E hoje ganho o equivalente ao emprego anterior, com a diferença de ter mais qualidade de vida”, enaltece Iweson.  

Faça como o Iweson, venha pôr a mão na massa na Escola da Marcenaria! Estamos com inscrições abertas para os cursos de Marcenaria Básica, Marcenaria Intermediária, Marcenaria Avançada, Montador Sob Medida e Promob. Inscrições pelo WhatsApp (11) 96058-9597 (clique aqui).

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support