15 anos de Leo Social: confira nossa linha do tempo!

[rank_math_breadcrumb]

15 anos de Leo Social: confira nossa linha do tempo!

Confira um pouco da nossa linha do tempo 

Leo Social

Em dezembro de 2021, o Leo Social completa 15 anos de história. São 15 anos capacitando e profissionalizando jovens e adultos para o setor moveleiro. Pessoas que chegam em situação de vulnerabilidade social, sem perspectiva e que conseguem uma profissão por meio de nossos cursos. 

Com 15 anos de estrada, o Leo Social já passou por diversas fases. Conheça um pouco da nossa linha do tempo: 

2004 

Foi fundada a Escola da Marcenaria Moderna, primeira iniciativa da Leo Madeiras – maior distribuidora de materiais para marcenaria e indústrias de móveis do Brasil – com foco na formação de marceneiros. 

Em parceria com o Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, o projeto da escola iniciou com cursos pagos de Gestão e Projetos em 3D. 

2006 

Foi criado o então Instituto Leo e o programa Leo Educa, que tinha o objetivo de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

Pelo Leo Educa, foi lançado o curso de Meio Oficial de Marcenaria, voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.  

2008 

A Escola da Marcenaria Moderna venceu o 4º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Varejo, promovido pela FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas).  

2013 

O Instituto Leo firmou parceria com a Ei Você, empresa do Grupo Abril Educação, e lançou cursos on-line em Gestão, Desenho e Finanças.  

2014 

Foi lançado o projeto Marcenaria do Bem como parte integrante do curso de Meio Oficial de Marcenaria do Leo Educa. O Marcenaria do Bem consistia na doação de um móvel, feito pelos próprios alunos do curso, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições ou colaboradores da Leo Madeiras.  

Além disso, o curso de Meio Oficial de Marcenaria foi todo redesenhado devido a uma mudança na legislação que proibiu o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria. Com isso, o curso passou a atender jovens adultos.  

2015 

O centro de treinamento do Instituto Leo foi ampliado com a construção de duas marcenarias. Com isso, pudemos atender e capacitar ainda mais pessoas com os nossos cursos.  

2016 

Alunos do Instituto Leo construíram bases de parklets, desenvolvidas pelo Parklet Art Lab – um laboratório de desenvolvimento de técnicas artísticas e sustentáveis para a construção de parklets – que foram colocadas dentro do Parque Burle Marx, em São Paulo. O projeto executado pelo Instituto Leo foi chamado de Parklet Coco

2017 

Neste ano, o Instituto Leo ultrapassou a marca de 1 mil alunos formados em situação de vulnerabilidade Social por meio do programa Leo Educa. E também passamos a marca de mais de 5 mil alunos formados pela Escola da Marcenaria.  

Além disso, o ano de 2017 ficou marcado com a implantação da Roda de Valores, que é um bate papo leve que estimula os alunos a refletirem sobre os valores que existem dentro de si.  

2018 

Participamos da exposição Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo do Museu da Casa Brasileira. A mostra permeou o pensamento de Le Corbusier, arquiteto franco-suíço que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX.  

2019 

O Instituto Leo participou do maior festival de arte e criatividade da América Latina, o Pixel Show. Na ocasião, fizemos diversos projetos com madeira com os visitantes do evento, como carrinho de rolimã.  

Tivemos a segunda ampliação de nosso espaço. Foi construída uma terceira marcenaria em nossas dependências, além de duas novas salas teóricas, nossa área administrativa e uma sala de acolhimento.  

2020 

Com a pandemia, todas as operações do Instituto Leo foram paralisadas. Após refletirmos sobre o nosso papel no setor e comunidade moveleira, mudamos o nosso nome para Leo Social e fizemos diversas ações, como mentorias on-line, cursos gratuitos, etc.  

Por meio do Marcenaria do Bem, fizemos uma campanha para ajudar financeiramente milhares de marceneiros e marceneiras. Foram mais 3 mil profissionais beneficiados com esta ação.  

O programa Leo Educa, que promovia cursos gratuitos de marcenaria, é absorvido pela Escola da Marcenaria que agora passa a ter cursos pagos e gratuitos.  

2021 

Nos consolidamos como Leo Social, trabalhando sob os pilares CapacitarConectar e Cuidar e com o propósito de promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna de forma sustentável.  

Em parceria com a Promob, a Empreende Aí, a Anderson Rios Consultoria e a Plataforma Gabster, lançamos a Trilha Básica do Empreendedor. Um curso on-line e 100% gratuito com intuito de melhorar a gestão dos negócios do setor moveleiro.  

Lançamos os cursos de Montador Sob Medida e Entre Montadoras. Em parceria com a Achei Montador e o Sebrae, fizemos o curso Achei Montadoras, voltado exclusivamente para mulheres. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support