Compensado Virola: vantagens e desvantagens

[rank_math_breadcrumb]

Compensado Virola: vantagens e desvantagens

Compensado virola

Na marcenaria e na construção civil, o uso de compensado é bastante utilizado. Como já falamos anteriormente no post sobre o compensado naval (leia aqui), existem diversos tipos de compensado no mercado. Um desses tipos é o compensado virola. 

A virola é uma madeira branca de baixa densidade, que é geralmente encontrada nas margens alagáveis de rios e igapós, assim como várzeas. Essa madeira é comum principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil.  

Mas, afinal: quais são as vantagens e desvantagens do compensado virola? 

Vantagens 

1 – Visual e acabamento 

A virola tem como principal característica o fato de ter uma superfície lisa e a ausência de nós em seu visual. Isso possibilita que o material seja utilizado, sobretudo, na capa e contracapa do compensado, ajudando bastante em acabamentos de móveis. 

2 – Facilidade de trabalhar 

O compensado virola tem como vantagem o fato de ser um material leve e que conta com uma facilidade na aplicação de colas. É um compensado fácil de trabalhar, podendo utilizar qualquer tipo de máquina ou ferramenta.  

3 – Versatilidade 

A madeira virola é bastante versátil e pode ser usada para fabricar molduras, forros, embalagens leves, lápis, brinquedos, palitos de sorvete, lambris e na marcenaria em geral, principalmente em móveis que não exijam esforço mecânico e para estruturas internas dos móveis.   

Desvantagens     

1 – Resistência à umidade 

Apesar da virola ser encontrada em regiões úmidas, ela não é resistente à água e nem ao apodrecimento. Isso por si só já mostra uma diferença entre o compensado virola e o naval, já que o segundo possui maior resistência à umidade, por exemplo.  

2 – Demora na secagem  

Ainda relacionado com a pouca resistência à umidade, também está o fato de o compensado virola ter uma secagem natural demorada. Além disso, esse compensado tem tendência a rachaduras e empenamentos, por exemplo. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support