Conheça a Escola da Marcenaria!
O que é, como surgiu, quem atende… saiba tudo sobre a Escola da Marcenaria
Você provavelmente já ouviu falar da Escola da Marcenaria nos canais oficiais do Leo Social. Mas, você sabe exatamente o que é a escola? Como surgiu? E quem ela atende? Agora é a hora de conhecer tudo sobre a Escola da Marcenaria.
Histórico
A história da Escola da Marcenaria é anterior ao surgimento do Leo Social. Isto por que a Escola surgiu em 2004, dois anos antes do Leo Social nascer. Ela foi a primeira iniciativa da Leo Madeiras com foco na formação de marceneiros e marceneiras para o setor. O projeto começou com cursos de gestão e desenho de projetos 3D em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios de SP. Mais tarde, em parceria com o SENAI.
Em 2006, foi criado o curso de Meio Oficial de Marcenaria voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.
Um dos motivos para o surgimento do curso foi a dificuldade identificada junto a empresários do setor de se encontrar mão de obra qualificada, além de ser algo que complementava outras iniciativas que visavam contribuir para a sustentabilidade do negócio da marcenaria. Foi neste momento que nasceu o então Instituto Leo, hoje Leo Social.
No ano de 2014 houve alteração da legislação que passou a proibir o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria, mesmo como aprendizes. Com isso, o curso de Meio Oficial teve que alterar seu foco de atuação e ser totalmente redesenhado. Assim, passamos a atuar com o público de jovens adultos em situação de vulnerabilidade.
Com isso, a Escola da Marcenaria passou a ser o principal projeto do Leo Social. Atualmente, a Escola conta com cursos sete cursos:
– Marcenaria para Iniciantes
– Marcenaria Profissional
– Montador de Planejados
– Curso de Projetista
– Ajudante de Marcenaria
– Montador Convencional
– Marcenaria de Sucesso
Além disso, a Escola da Marcenaria conta também com diversas oficinas makers de marcenaria, que são voltadas para quem gosta de fazer trabalhos manuais por hobby.
Propósito, visão e perspectivas
A Escola da Marcenaria tem como propósito “disseminar conhecimento, capacitar e desenvolver o mercado da marcenaria, gerando emprego e renda”. Ser referência em capacitação em marcenaria com presença nacional é a visão da Escola da Marcenaria.
Mesmo com a pandemia, o setor moveleiro está aquecido. Em 2020, por exemplo, o comércio de móveis no Brasil teve o maior crescimento no volume de vendas, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparadas a 2019, as vendas do segmento tiveram uma variação acumulada de 11,9%.
Com isso, abre-se portas para mais profissionais atuarem no setor, seja como funcionários de empresas ou empreendendo. E é aí que entra a Escola da Marcenaria com cursos de profissionalização.
Impacto
Promover a inclusão produtiva e desenvolvimento do mercado é o grande objetivo da Escola da Marcenaria. E é por isso que, ao longo de 15 anos, o projeto do Leo Social já formou mais de 8 mil profissionais do setor moveleiro.
Além disso, 43% dos alunos do curso de Meio Oficial de Marcenaria se tornam profissionais da marcenaria, enquanto 1 em cada 4 alunos dos cursos pagos também estão trabalhando na área. Isso significa que a Escola da Marcenaria forma 225 novos profissionais no mercado por ano.
Confira outros dados* referentes à Escola da Marcenaria:
53% dos alunos estão empreendendo
72,3% dos alunos estão trabalhando após os cursos da Escola
80% dos alunos declaram estar “muito satisfeitos” com os cursos
98,5% dizem que Escola fez diferença na vida pessoal
100% recomendam os cursos da Escola da Marcenaria
* Dados da pesquisa de impacto realizada em 2021