Ergonomia em mobiliários: 4 dicas essenciais

[rank_math_breadcrumb]

Ergonomia em mobiliários: 4 dicas essenciais

ergonomia

Todo projeto de mobiliário bem executado leva em conta vários aspectos, como o material a ser utilizado, o espaço a ser instalado e etc. Mas, a ergonomia é, sem dúvida, um dos mais importantes.  

A ergonomia rege as normas do trabalho e deve ser aplicada em todos os projetos de móveis, isto por que mobiliários com boa ergonomia garantem conforto, funcionalidade e segurança ao cliente.  

Aqui vão algumas dicas de ergonomia para você levar em consideração em seus projetos: 

1 – Ergonomia em Cozinhas

ergonomia

Ao projetar os balcões você deve levar em consideração a distância entre o fogão e a geladeira, para evitar deslocamentos do cliente ao preparar refeições. Além disso, a altura ideal dos balcões é de 85 a 110 centímetros. Mas, claro, isso varia de projeto para projeto. No caso dos armários, é preciso medir a altura em relação ao piso, além do espaço para abertura das portas para ter uma boa ergonomia. 

2 – Ergonomia em Salas

ergonomia em salas

É importante planejar os móveis da sala pensando no espaço entre o sofá e o rack, além do posicionamento da TV. Esse é um espaço que precisa transmitir conforto, leveza e funcionalidade. Por isso, é fundamental que a ergonomia do projeto deixe a circulação livre. 

3 – Ergonomia em Quartos

ergonomia em quarto

Assim como em cozinhas, a ergonomia de um projeto de móveis em quartos deve levar em consideração a altura do cliente na hora de projetar armários e guarda-roupas. Deve-se tomar cuidado também com a altura das camas. No caso de idosos, recomenda-se que sejam mais baixas.  

4 – Ergonomia em Escritórios

ergonomia escritório

No caso de escritórios ou ambiente de home office, deve-se levar em conta a postura do cliente. A altura da mesa, por exemplo, é recomendada que esteja no tamanho adequado para utilizar o computador ou notebook. É importante pensar também no espaço para pernas entre a cadeira e a mesa.

Ergonomia e marcenaria

Não existe marcenaria sem ergonomia. Esse conceito está presente em cada parte importante para execução de um bom projeto de móveis. Por isso, é fundamental que o marceneiro, marceneira, montador de planejados, projetista e profissional do setor moveleiro pense e trabalhe com a ergonomia em seus projetos. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support