Escola da Marcenaria forma 1ª turma do curso de Ajudante de Marcenaria
A Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, formou a primeira turma do curso de Ajudante de Marcenaria. Com aulas realizadas no Tabea Diadema, organização parceira, o curso terminou no último dia 3 de agosto de 2022.
O curso de Ajudante de Marcenaria é gratuito e voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com carga horária de 60h, os alunos e as alunas aprenderam diversas técnicas para confecção de móveis.
Plano de corte, colagem de fita de borda e aplicação de laminado decorativo de alta pressão foram algumas das aulas que os(as) alunos(as) tiveram presencialmente. O curso ainda contou com conteúdos on-line de empreendedorismo e gestão.
“Amei fazer o curso. Foi uma oportunidade muito boa. A gente aprende a identificar a madeira, a ver o plano de corte e a oportunidade de conhecer melhor o nosso trabalho”, destaca a aluna Simone Freitas Trancoso Silva.
Segundo o professor Gilberto Gomides, que ministrou o curso, a primeira turma de Ajudante de Marcenaria foi uma grata surpresa.
“Eu fiquei surpreso com a turma. Todos participaram, deram força e opiniões sobre os projetos. Estavam com muito desejo em aprender mesmo. Essa foi uma das melhores turmas que já tive”, afirma.
“O curso de Ajudante de Marcenaria foi excelente. O professor é ótimo e ensinou tudo muito bem. Eu não tinha conhecimento nenhum em marcenaria e deu para aprender bastante coisa. Obrigado a todos pela oportunidade”, enaltece o aluno Raimundo Ribeiro.
“Foi uma experiência incrível. O professor teve paciência de explicar e direcionar a gente em trabalhar a nosso favor. Indico esse curso para outras pessoas. São tantas coisas que podemos fazer com a madeira e o curso abriu bastante a nossa mente”, completa a aluna Simone.
Quem também é só gratidão pelo curso de Ajudante de Marcenaria é a aluna Alda da Silva Nascimento, que destaca o aprendizado para fazer móveis. “Aprendi a cortar, revestir e montar produtos; ler os projetos; conhecer as unidades de medidas e mais”, explica.
“O professor Gilberto é daquelas pessoas apaixonadas pelo que faz. Criou e produziu diversos projetos com a gente durante o curso. Tive um pouco de dificuldade para lixar peças, mas com paciência consegui”, exalta Alda.
“Deixo aqui a minha gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do curso. Leo Social e equipe, professor Gilberto, Tabea e os melhores alunos dessa turma”, conclui.
Tanto Alda quanto Simone e Raimundo não tinham experiência na área da marcenaria. Durante o curso eles aprenderam e produziram peças, como armários com pistão, banquinhos, nichos, mesinhas para crianças e mais.