A Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, participará do 1º Festival de Invenção e Criatividade – Fieb Barueri que ocorre no sábado, 03/12, no ITB Prof.ª Maria Theodora Pedreira de Freitas, em Alphaville, Barueri – SP.
O Festival de Invenção e Criatividade é uma grande celebração com um espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, seus familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.
Com o objetivo de apresentar todo o potencial que a marcenaria possui, a Escola da Marcenaria terá oficinas práticas e criativas que estimularão o corte, lixamento, colagem, pintura e mais.
Sucesso no Pixel Show 2022, as oficinas de Acessórios de Madeira de Reuso, Suporte para Notebook e Tangram serão apresentadas no Festival de Invenção e Criatividade – Fieb Barueri, que terá entrada livre para todos os públicos.
O 1º Festival de Invenção e Criatividade – Fieb Barueri ocorre das 9h às 17h no ITB Prof.ª Maria Theodora Pedreira de Freitas, localizado na Avenida Andrômeda, 500 – Alphaville Empresarial, Barueri – SP, CEP: 06473-000.
Oficinas no Festival
As oficinas de Tangram, Suporte para Notebook e Acessórios de Madeira de Reuso foram apresentadas no início deste mês durante o Pixel Show, maior evento de criatividade da América Latina. Confira um pouco sobre elas e os oficineiros:
Oficina de Tangram
A oficina tem o objetivo de formar objetos e animais a partir de peças de madeira em formato geométrico. Na oficina de Tangram, os participantes poderão montar, colar e pintar as peças produzidas. A oficina é livre e ocorrerá nos intervalos.
Oficina de Acessórios de Madeira de Reuso
Nesta oficina prática, os participantes poderão desenvolver suas próprias biojoias a partir da combinação de peças de madeira maciça com folhas de madeira, explorando toda a variedade de cores e texturas encontradas em algumas espécies de árvores nacionais.
As peças serão produzidas usando ferramentas manuais de pequeno porte a partir de técnicas básicas de marchetaria combinadas com joalheria. A oficina tem como objetivo desmistificar a marcenaria como um ofício difícil e gerar autonomia para que as pessoas possam produzir suas próprias peças.
Sobre o oficineiro
Caio Netto dos Santos é Mestrando em Artes Visuais pela Unesp e Técnico em Joalheria pelo Senai. Trabalha com educação desde 2013 dando aulas no ensino formal e não-formal, ministrando cursos, coordenando projetos socioeducativos e fazendo consultoria de projetos pedagógicos.
Também trabalha desde 2017 com marcenaria voltada à conservação preventiva de obras de arte em museus e galerias, assim como executa peças de marcenaria fina sob encomenda.
Atualmente é integrante da Oficina Colaborativa, espaço onde desenvolve seus projetos pessoais e encomendas e é técnico da Escola de Marcenaria na Unibes Cultural, do Leo Social, onde também leciona.
Oficina Suporte para Notebook
Com peças já cortadas de madeira, o participante fará a montagem de um suporte para notebook personalizável que poderá levar para casa após as operações de marcação, colagem, parafusamento, furação, cavilhamento, corte, acabamento com lixa e por fim, pintura com corante alimentício seguido de cobertura com óleo mineral.
Sobre o oficineiro
Designer generalista pela FAU-USP, Felipe de Melo tem experiência industrial anterior na área de Mecânica de Usinagem. Participou no desenvolvimento de projetos acadêmicos de embalagens na materioteca Materialize e no edital de Soluções Inovadoras para Resíduos Sólidos (PO LI-USP), onde foi um dos vencedores.
Tem interesse na área de Design Sustentável; Mobiliário, Modelagem 3D, Fotografia, Biomimética; biodiversidade arborícola e suas potencialidades; Processos de transformação, Tecnologia dos materiais, Artes visuais, Entalhe.
Emprega resíduos para a produção de objetos autorais (com sucata, madeira de descarte, demolição e poda) por meio de máquinas estacionárias, portáteis, automatizadas e ferramentas manuais.
Atualmente é colaborador técnico e Instrutor de projeto e operações com materiais de poda arborícola via CNPQ no Projeto Podalab da FAU-USP e cofundador da Startup Dapoda, vencedora do concurso internacional No Waste Challenge.