Fitas de demarcação: por que devo usar na minha marcenaria?
A sua marcenaria possui demarcação do ambiente? Demarcar o espaço da marcenaria com fitas é uma ação que evita com que você, seus funcionários ou até mesmo clientes transitem por entre as máquinas e estejam atentos à periculosidade do local.
Além de reduzir o risco de acidentes, usar as chamadas fitas de demarcação de solo deixa o seu ambiente de trabalho mais organizado.
Cores e aplicações
As fitas de demarcação geralmente são feitas a base de polímero do cloreto de vinilo, borracha adesiva e aditivo. Existem fitas de diversas cores e cada uma tem um objetivo de sinalização:
1 – Amarela: indica cuidado e atenção em locais de risco. Utilizada próxima a escadas móveis, corrimãos, pisos escorregadios, plataformas de embarque e descarga, etc.
2 – Vermelha: indica perigo e é usada para sinalizar equipamentos contra incêndio e saídas de emergência.
3 – Azul: indica obrigatoriedade do uso de EPI no local e impedir a movimentação ou energização de equipamentos.
4 – Verde: indica área de segurança, como postos de primeiros-socorros, caixas com equipamentos de proteção individual, entre outros.
5 – Preta: indica coletores de resíduos.
6 – Branca: indica demarcação de locais de circulação por faixas, como passarelas e corredores.
Marcenarias da Escola da Marcenaria
Aqui nas marcenarias da Escola da Marcenaria, utilizamos as fitas de demarcação amarela da Tekbond, nosso parceiro, para delimitar o espaço das máquinas estacionárias e também das mesas onde os alunos realizam as atividades práticas. Afinal, são espaços que exigem atenção e cuidado para quem circula no ambiente.
Dicas de aplicação
1 – Antes de aplicar a fita de demarcação no chão, verifique e garanta que o local esteja livre de sujeira e óleos.
2 – Corte a fita no tamanho desejado e aplique no local.
3 – Além disso, para aplicar, pressione a fita começando por uma extremidade e deslizando a mão até outra. Deve-se evitar a formação de bolhas durante a aplicação.