Gabaritos: a ferramenta essencial da marcenaria
Todo(a) marceneira(a) sabe da importância dos gabaritos na execução de diversos trabalhos da marcenaria.
Os gabaritos são ferramentas muito utilizadas desde o processo de produção na marcenaria até a montagem do móvel no local da obra. Eles fazem parte de praticamente todos os processos que envolvem a marcenaria, como:
- Montagem e instalação de móveis;
- Processos de corte;
- Processos de usinagem;
- Processos de colagem de fita de borda;
- Acabamentos.
“Eu costumo dizer que o gabarito é o ajudante do marceneiro. A partir do momento em que você precisa repetir uma atividade, o gabarito te ajuda com o ‘setup’”, afirma Danilo Pinheiro, marceneiro e instrutor da Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social.
“Usar gabaritos significa ter agilidade na produção. Existem gabaritos prontos na internet e também muitos outros que fazemos com sobras de materiais”, destaca Danilo.
“O uso de gabarito é essencial para que haja um processo eficiente, mais seguro e, principalmente, repetido. Quando eu faço um gabarito é para ter o alcance desses três quesitos”, explica Veronica Braga, marceneira e instrutora da Escola da Marcenaria.
“É usado para repetição de um processo de corte ou talvez de usinagem, para que haja eficiência e produtividade, além de acertabilidade de medidas, ou seja, fazendo com que eu tenha ali a possibilidade de tornar as peças sempre com a mesma medida e da mesma forma”, ressalta Veronica.
Segundo a marceneira e instrutora da Escola, marcenaria sem gabarito não existe. “Na marcenaria eu acredito que o uso de gabarito seja essencial para que a vida do marceneiro seja mais prática e facilitada, não esquecendo também da qualidade das peças e projetos que são desenvolvidos”, conclui.