Igor fez o curso de marcenaria e conquistou uma profissão
O desemprego atinge milhares de pessoas no país todos os anos. E essa era uma realidade que Igor Gonçalves, de 25 anos, viveu antes de conhecer a Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social.
Em 2019, o jovem estava desempregado e buscava ter uma profissão. Foi então que Igor encontrou o curso de marcenaria da Escola da Marcenaria, na época chamado de Leo Educa.
“Eu estava desempregado e na busca por uma área profissional. Achei o curso por meio de um anúncio. Fiz uma entrevista e fiquei feliz ao saber que poderia fazer o curso”, lembra Igor.
Igor conta que fez o primeiro módulo do curso de marcenaria, mas não conseguiu seguir nos módulos seguintes. “Quando passei para o segundo módulo, infelizmente não consegui concluir”, explica.
Apesar disso, o jovem absorveu tudo o que aprendeu para atuar na área. “Usei o que aprendi de melhor que a Escola ensinou. Eu sabia tudo que era necessário [para trabalhar] graças ao curso. Então resolvi entrar no mercado de trabalho [da marcenaria]”, destaca.
Montagem cenográfica
“Comecei a trabalhar em feiras de exposições, como Expo Center Norte e muitas outras. E sempre com orgulho de falar que estudei ‘no Leo’. Isso passava transparência do que eu sabia. Eu fazia questão de usar a camisa do Leo nos eventos”, enaltece Igor.
O bom trabalho executado por Igor o destacava. “Sempre fui muito dedicado. Meu trabalho chamava atenção das empresas que viam o trabalho feito. Com isso fui visto por uma empresa de montagem cenográfica do Sesc. Então comecei a fazer eventos, como Sesc Verão”, explica.
Igor foi responsável pela liderança de equipes dos eventos em parcerias de arquitetos e produtores de eventos. “Tudo isso por conta da experiência e iniciativa que tive com o Leo Social, do qual sou muito grato até hoje”, diz agradecido.
Terceirização de móveis
No entanto, com a pandemia da Covid-19 e o cancelamento de eventos, Igor precisou se adequar à nova realidade. “Resolvi trabalhar no ramo moveleiro e foi aí que abri a empresa Marcenaria Gonçalves”, afirma.
“Graças a Deus, as demandas estão altas. Atendo desde o público residencial ao comercial, sempre levando comigo a essência de onde tudo começou: a Escola da Marcenaria”, destaca Igor.
A empresa de Igor atua com a terceirização de móveis, atividade moderna e que é o foco do curso de Montador Sob Medida (conheça) da Escola da Marcenaria. “Eu apresento o projeto 3D ao cliente, faço o plano de corte para empresa parceira e depois formo a equipe de montagem”, explica sobre o processo.
“Enquanto a produção está sendo realizada, estou fazendo outro projeto ao mesmo tempo para outro cliente, atento sempre às datas e organização de como será executado”, completa.
Igor afirma que mesmo trabalhando dessa forma a demanda é grande. Então, por enquanto não pretende abrir uma marcenaria física e seguir atuando assim. “Sou muito grato a vocês [Leo Social] por tudo. Deus os abençoe sempre”, conclui Igor.