IPI sobre móveis cai para 3,75%
O Governo Federal publicou no dia 25/02/2022, no Diário Oficial da União, o decreto 10.979/2022, que reduz de forma linear em 25% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, o IPI sobre móveis cai para 3,75%.
O decreto entrou em vigor no último dia 1º de março em âmbito nacional. Com a redução, produtos como o MDF e laminados, que tinham taxa de 5% antes do decreto, passam a ser taxados em 3,75%.
De acordo com o governo, a medida tem o objetivo de impulsionar o parque fabril brasileiro. Além de produtos do setor moveleiro, a redução ainda será sentida em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como micro-ondas, celulares e televisores.
Vale destacar que, nos últimos dois anos, uma das grandes reclamações e dores por parte de marceneiros (as) e profissionais do setor moveleiro é a alta dos preços do MDF – inclusive foi um dos grandes debates levantados pelo Leo Social recentemente (clique aqui). Com a redução do IPI, a tendência é que os preços diminuam.
O que é IPI?
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) está previsto na Constituição Federal e incide nos produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. O período de apuração é mensal. Toda vez que uma mercadoria deixa as fábricas, o IPI é cobrado.
No caso de produtos importados, a cobrança é feita no momento do desembarque no país. Assim, qualquer mudança no valor das alíquotas desse imposto irá resultar no aumento ou redução do preço final de um produto.