Janeiro Branco: mês da saúde mental
Janeiro costuma ser o mês no qual as pessoas fazem uma grande reflexão sobre suas vidas e relações que se estenderão durante o ano. Foi pensando nisso que, em 2014, surgiu a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização quanto à saúde mental.
A data foi criada em Uberlândia – MG e idealizada pelo professor e psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. A cor e o mês foram escolhidos devido a propensão que temos de pensar no futuro e escrever ou reescrever nossas vidas como uma página em branco.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um termo que está relacionado à forma como uma pessoa lida com as exigências, desafios e mudanças da vida (leia mais).
A saúde mental está associada também em como nós desenvolvemos habilidades pessoais e, sobretudo, como conseguimos administrar nossas próprias emoções. A forma como lidamos com essas emoções é o fato que determina como está a nossa saúde mental.
Problemas que afetam a saúde mental e hábitos para melhorá-la
Alguns problemas do nosso cotidiano são alguns dos gatilhos que podem prejudicar a nossa saúde mental. Estresse, brigas, doenças, falta ou excesso de família, pouco dinheiro, insônia, preocupação excessiva e incapacidades são alguns deles.
Quando não cuidamos adequadamente ou não nos atentamos para gravidade que esses problemas podem causar, deixamos nossa saúde mental suscetível a desenvolver condições como a depressão.
Contudo, existem alguns hábitos que, se adotados, podem colaborar para a melhora da saúde mental, como:
- Trabalhar o autoconhecimento
- Ter boas horas de sono
- Estabelecer uma rotina que não foque apenas no trabalho e estudos
- Se alimentar bem e fazer exercícios físicos
- Não se cobrar tanto e ter momentos de relaxamento
Cuidar da mente é cuidar da vida
Cuidar da saúde mental é, antes de mais nada, zelar pela nossa vida. Uma boa qualidade de vida está intrinsecamente ligada não só à saúde física, como também à saúde mental. Por isso, é importante buscarmos o bem-estar físico e mentalmente.
Hoje existem diversas formas de cuidar da saúde mental. De terapias gratuitas (confira nosso post sobre mitos e verdades sobre terapia) a aplicativos para celular (veja nosso post sobre aplicativos de saúde mental), você encontra formas de cuidar da mente. Confira alguns:
- Clínica Social Casa 1
- Zenklub
- Happify: contra estresse e preocupação (app)
- Diário – Controle de Humor (Daylio) (app)
- Psicoterapia gratuita
- Instituto de Psicologia da USP
- Calm – medite, durma e relaxe (app)
- Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” – PUC-SP
- Psi Social