Leo Social: conheça a nossa história!
O Leo Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que trabalha com a missão de promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável.
Nossa história começa em 2004, quando a empresa Leo Madeiras teve a iniciativa de criar a Escola da Marcenaria Moderna. O projeto tinha o foco na formação de mão de obra qualificada para o setor moveleiro.
Em parceria com o Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, a Escola da Marcenaria Moderna iniciou suas atividades com cursos pagos em Gestão e Projetos em 3D.
Apesar da Escola da Marcenaria Moderna estar em atividade desde 2004, foi somente no ano de 2006 que o Leo Social foi criado. Sob o nome de Instituto Leo, a entidade também tinha o objetivo de promover cursos de capacitação em marcenaria.
A Escola da Marcenaria Moderna passou a ser um projeto dentro do então Instituto Leo. No ano de sua fundação, o Leo Social criou o programa Leo Educa, que tinha o objetivo de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi a partir do Leo Educa, que lançamos o curso de Meio Oficial de Marcenaria, que era todo voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.
Renovação e adaptação
Trabalhando com os cursos da Escola da Marcenaria Moderna e do Leo Educa, o então Instituto Leo lançou o Marcenaria do Bem, um projeto dentro do curso de meio Oficial de Marcenaria do Leo Educa.
O Marcenaria do Bem tinha como intuito promover a doação de móveis, feitos pelos próprios alunos do curso, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições ou colaboradores da Leo Madeiras.
Em 2014, devido a uma mudança na legislação que proibiu o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria, o curso de Meio Oficial de Marcenaria foi todo redesenhado e passou a atender jovens adultos.
Nosso centro de treinamento foi ampliado com a construção de duas marcenarias em 2015. Tivemos uma segunda ampliação de nosso espaço em 2019, com a construção de uma terceira marcenaria, além de duas novas salas teóricas, nossa área administrativa e uma sala de acolhimento.
Em 2020, o programa Leo Educa, que promovia cursos gratuitos de marcenaria foi absorvido pela Escola da Marcenaria Moderna, que passou a promover tanto cursos pagos quanto gratuitos.
O Instituto Leo dá lugar ao Leo Social
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, tivemos nossas operações totalmente paralisadas assim como as escolas e instituições culturais do país. Nesse período, refletimos nosso papel de como ser relevante à comunidade de marcenaria.
Foi deste lugar que iniciamos uma curadoria de conteúdos ricos focados na capacitação, nos cuidados necessários durante a pandemia e na conexão de marceneiros e marceneiras por meio de programas, como cursos gratuitos, mentorias on-line, ajuda financeira com o Marcenaria do Bem, entre outros.
Inclusive, a ação de ajudar marceneiros e marceneiras que foram impactados pela pandemia foi um grande sucesso. Por meio do Marcenaria do Bem, ajudamos financeiramente mais de 3 mil profissionais do setor diretos e cerca de 8 mil beneficiários indiretos.
Foi nesse contexto que então decidimos atualizar o nosso nome, logomarca, identidade visual e verbal. Tudo no intuito de refletir a atualidade, o nosso propósito e o lugar que desejamos caminhar a partir de agora. E foi assim que o Instituto Leo deu lugar ao Leo Social. Continuamos engajados na formação, inovação e renovação da marcenaria e agora com o social ainda mais forte em nossas ações.
15 anos de história
Em 2021, ano em que o agora Leo Social completa 15 anos de história, consolidamos a nossa nova identidade junto ao nosso propósito e trabalhando sempre sob o olhar de nossos pilares: Capacitar, Conectar e Cuidar.
Ainda em 2021, lançamos a Trilha Básica do Empreendedor, um curso on-line e 100% gratuito com intuito de melhorar a gestão dos negócios do setor moveleiro, além de outros cursos como o de Montador Sob Medida e o Entre Montadoras.
O Leo Social chega aos seu aniversário de 15 anos com mais de 8 mil profissionais capacitados, além de diversas histórias de alunos que começaram a empreender, que mudaram de carreira e até recuperaram a autoestima e a confiança em si mesmos.