Leo Social inaugura a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural
O Leo Social inaugurou na última quinta-feira, 4 de agosto de 2022, a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural. Em parceria com a Unibes Cultural e a 3 Apitos, a nova unidade da iniciativa do Leo Social receberá cursos e oficinas totalmente gratuitas.
O novo espaço foi aberto já com o curso de Montador Convencional. A capacitação gratuita é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No curso, os(as) alunos(as) aprendem a ler e interpretar desenhos, trabalhar com ferramentas manuais e elétricas, montar e instalar de mobiliário e mais.
A primeira turma da unidade terá aulas com o professor Gilberto Gomides, que leciona na Escola da Marcenaria desde a sua fundação, em 2004.
“O Giba está conosco desde o início e já ensinou centenas de alunos e alunas. Para nós é uma honra que ele seja o primeiro instrutor neste novo espaço”, afirmou Kenia Malves, Coordenadora de Projetos Sociais do Leo Social.
Além do curso de Montador Convencional, a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural contará com diversas oficinas, também gratuitas. As do mês de agosto são:
- Oficina banco-escada;
- Impressão 3D aplicada à marcenaria;
- Oficina de colheres;
- Oficina de acessórios de madeira.
Todos os meses a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural terá novas oficinas em andamento. O único pré-requisito para participar é ser maior de 16 anos. Vale destacar também que o espaço ainda possui um ateliê aberto para cocriação. Os participantes podem utilizar a oficina para desenvolver e criar projetos de marcenaria.
As datas e inscrições para os cursos e oficinas da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural são divulgadas nas redes sociais do Leo Social e da Unibes Cultural.
Coquetel de inauguração
A inauguração da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural também contou com um coquetel de boas-vindas. O evento contou com a presença de Alex Seibel, Rafael Seibel e Fernanda Canal, Diretores do Leo Social; Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural; Thiago Pandolfelli, Diretor Comercial da Leo Madeiras; e Daniel Gama, Diretor Presidente da cpi | Tegus.
O coquetel ainda recebeu Gilberto Gomides, Danilo Pinheiro e Veronica Braga, professores da Escola da Marcenaria; Felipe Gustavo de Melo e Laure Stelmastchuk, oficineiros da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural; além de outros colaboradores do Leo Social, Unibes Cultural, 3 Apitos e Mobilize Comunicação.
Segundo a diretora do Leo Social, Fernanda Canal, ter um espaço da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural será um grande diferencial.
“Poderemos experimentar novos cursos e oficinas. Vamos poder experimentar coisas novas com um público diferente do que temos em nossas unidades tradicionais”, afirma.
“E também vai ser um primeiro modelo para gente pensar em expandir a Escola da Marcenaria para outros lugares, sempre promovendo cursos que gerem emprego, renda, inovação e que divulgue a marcenaria para pessoas de várias idades e públicos”, completa Fernanda.
A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP. CEP: 05409-012.