Marcenaria e Sustentabilidade: uma via de mão dupla
Marcenaria e Sustentabilidade podem e devem andar de mãos dadas
Sustentabilidade é um termo que está cada vez mais difundido entre as empresas e a sociedade. Com a facilidade e aumento do acesso à informação por meio das redes sociais, surge uma preocupação natural e consciência das pessoas de consumirem produtos ou serviços que não sejam nocivos ao meio ambiente. E quando falamos do setor moveleiro, a pauta da sustentabilidade fica ainda mais forte.
MDF
Durante as últimas décadas, a marcenaria encontrou formas para continuar viva e andar de mãos dadas com a sustentabilidade. A principal delas foi, sem dúvidas, passar a usar matérias-primas extraídas de madeiras reflorestadas, como é o caso do MDF.
Sigla para Medium Density Fiberboard (Fibra de Média Densidade), o MDF é extraído de madeira reflorestada, como pinus e eucalipto, o que ajuda a diminuir o nível de desmatamento ambiental.
Além disso, por ter partículas prensadas de maneira uniforme, o MDF possibilita mais resistência para os móveis e dificulta seu esfarelamento, ou seja, é um material de qualidade e ecologicamente viável.
Uma via de mão dupla
Unida à inovação, a marcenaria se adaptou para o “novo mundo” tendo a sustentabilidade como pilar fundamental para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do setor.
Isso possibilitou que a área crescesse cada vez mais e de forma sustentável. Afinal, é uma via de mão dupla. É possível manter a marcenaria relevante e produtiva, sem explorar deliberadamente o meio ambiente.