“Após a oficina, tudo se ampliou e abriu muitas portas para nós”
As oficinas de marcenaria realizadas pela Escola da Marcenaria na Unibes Cultural proporcionam aprendizado e oportunidade de empreender. E este é o caso do casal Sérgio Roberto e Sarah Maria Cordeiro, alunos que participaram da oficina de Acessórios de Madeira de Reuso.
Em 2021, o casal abriu a Art&Harmonia, negócio em que produzem materiais de artesanato para venda. “Começamos com dispensers de bebidas com canos de PVC. Passamos a fazer barzinhos de madeira, que foram nossos primeiros objetos em madeira”, conta Sérgio.
Segundo o casal, a vontade de mexer com madeira surgiu após eles fazerem peças para casa. “As pessoas foram gostando e assim pegamos gosto. E a partir daí fomos ampliando para peças mais elaboradas e marchetaria”, afirma Sérgio.
Sarah explica que a busca em aprimorar conhecimentos e aprender novas técnicas, como biojoias, foi o motivo em fazerem a oficina de Acessórios de Madeira de Reuso, que foi ministrada pela artista e oficineira Sheila Actis. “Tínhamos a curiosidade de saber como as biojoias eram feitas e então nos inscrevemos”, relata Sarah.
“Na oficina, aprendemos a confeccionar anéis e brincos em marchetaria com lâminas de madeiras”, afirma o casal. “Isso aguçou a nossa vontade de aprender mais e novas técnicas. Não só de biojoias, mas também marchetaria em outras peças”, revelam.
De acordo com Sérgio e Sarah, além das técnicas apresentadas na oficina, eles também gostaram de todo o corpo de participantes. “Foi gratificante conhecer as pessoas envolvidas nessa oficina, desde os participantes com quem trocamos conhecimentos, quanto aos instrutores que foram nota 10 nas apresentações e no comando das técnicas e materiais ofertados para realização”, enaltecem.
Sérgio e Sarah afirmam que, após participarem da oficina e também workshop de marcenaria promovidos pela Escola da Marcenaria, abriram-se novas oportunidades.
“Sempre vendemos nossas peças, mas após a oficina tudo se ampliou e abriu muitas portas para nós. Ao aprender as técnicas, passar pelo workshop, ver como é grande esse universo, e ter a oportunidade de fazer a oficina nos ajudou muito. Isso não tem preço. Só temos a agradecer à Escola da Marcenaria”, concluem.