O que é saúde mental?

Um conceito que passou a ser bastante discutido nos últimos anos é o da saúde mental. Com campanhas de prevenção ao suicídio e de condições como a depressão e a ansiedade em alta, falar e debater saúde mental nunca foi tão importante quanto agora. Mas, afinal, o que é saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa lida com as exigências, desafios e mudanças da vida. Está associado também em como esse indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais e, principalmente, em como ele consegue administrar suas próprias emoções, as boas e as ruins. A forma como lidamos com essas emoções é o fator que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Não cuidar da saúde mental adequadamente facilita o surgimento de doenças mentais, como a depressão. O nosso dia a dia é carregado de problemas e adversidades que desafiam o equilíbrio de nossas emoções no trabalho, em casa, nas relações, etc. Alguns desses problemas são:
Estresse
Atrasos
Advertências
Brigas
Doenças
Falta ou excesso de família
Pouco dinheiro
Incapacidades
Insônia
Preocupação excessiva
De acordo com a OMS, os países gastam em média 2% de seus orçamentos de saúde em saúde mental. Mesmo com alguns avanços no tema, a assistência internacional ao desenvolvimento para a saúde mental nunca excedeu 1% de toda a assistência ao desenvolvimento para a saúde.
Além do pouco investimento, ainda há preconceito em relação à saúde mental. Isto por que muitas vezes a saúde mental é concebida como “uma fraqueza” do indivíduo e algo que ele poderia agir para resolver e não o fez.
Hábitos para cuidar da saúde mental
Cuidar da saúde mental não é fácil. Por isso, é importante buscar ajuda de profissionais e iniciar sessões de terapia (leia mais sobre). Além disso, é possível adotar alguns hábitos e atitudes que melhoram a qualidade de vida, o humor e a harmonia de emoções:
1 – Trabalhe o autoconhecimento:
Ao se conhecer, você aprende a lidar melhor com seus sentimentos; a se cercar de coisas, pessoas e lugares que te fazem bem, assim como evitar aquilo que não agrega; e estabelece melhor os objetivos de vida.
2 – Tenha boas horas de sono:
Para manter uma boa saúde física e mental é importante que você tenha uma melhor qualidade do sono. Dormir bem é uma ótima ferramenta.
3 – Estabeleça uma rotina:
Além de atividades de rotina como trabalhar e estudar, reserve horários para o convívio social com amigos e família, para fazer atividades que gosta e também para dedicar-se única e exclusivamente a si mesmo.
4 – Se alimente bem e faça exercícios:
Uma boa alimentação combinada a exercícios físicos proporcionam uma sensação de bem-estar com o corpo e também com a mente.
5 – Não se cobre tanto e permita-se relaxar:
A cobrança pessoal para realizar atividades rotineiras ou alcançar metas pode não ser saudável e gerar sobrecarga e estresse. Por isso, não se cobre tanto o tempo inteiro. Permita-se relaxar e não fazer nada de vez em quando.