Scanner de parede: é bom mesmo?
Quais as vantagens e desvantagens do scanner de parede? Descubra!
Durante alguma instalação de móveis ou outras peças, já aconteceu de você perfurar um local onde havia canos ou tubulações? Esse é um problema comum que o profissional do setor moveleiro pode enfrentar na hora de finalizar um trabalho na residência do cliente. No entanto, existe um aparelho que pode resolver esse problema: o scanner de parede.
O scanner de parede é basicamente um aparelho com sensor que aponta com exatidão o que está dentro da parede. Ele pode detectar diversos materiais e objetos que estão por trás de revestimentos e cerâmicas como:
Canos;
Conduítes;
Pregos;
Cabos com eletricidade;
Metais ferrosos e não ferrosos;
Madeira e mais.
A utilização desse equipamento é simples e varia de modelo para modelo. Em alguns aparelhos, você precisa encaixar o dispositivo em um smartphone por meio do imã, fazer download do aplicativo do scanner e calibrar o equipamento na parede.
Mas, os scanners mais comuns são os digitais que fazem o apontamento diretamente na parede. Além disso, é preciso levar em consideração as especificações de profundidade de medição e detecção que também varia de acordo com o modelo do aparelho.
Quais as vantagens?
- Precisão e segurança: com um scanner você terá maior precisão, segurança e clareza na hora de realizar furos na parede;
- Evita infiltrações e problemas relacionados: com o scanner de parede você também evita possíveis infiltrações e problemas relacionados que possam surgir ao instalar um móvel ou peça em um local inadequado;
- Autoexplicativo: é um aparelho simples e fácil de usar. Como é muito intuitivo, você não terá dificuldades de usá-lo;
- Produtividade: o scanner possibilita o aumento da produtividade, já que você não perderá mais tempo tentando adivinhar encontrar o local ideal para furar uma parede e realizar o serviço.
Quais as desvantagens?
- Preço: o principal “problema” do scanner de parede é, sem dúvida, o preço. Dependendo do modelo que você procura, ele não sai por menos de R$ 200. Em alguns casos, ele pode chegar na faixa de R$ 5 mil.
Apesar disso, o scanner de parede é um investimento que pode ajudar no dia a dia do profissional não só do setor moveleiro, mas de outros profissionais como da construção civil, etc.