Segurança na marcenaria: Como evitar doenças ocupacionais

[rank_math_breadcrumb]

As doenças ocupacionais são aquelas relacionadas às atividades profissionais, causadas ao longo do desempenho do trabalhador ou por conta do ambiente insalubre e das condições às quais ele é submetido.

Em um ambiente industrial, as mais comuns são aquelas provenientes das atividades repetitivas, como a tendinite, bem como as otites (inflamações nos ouvidos) e os problemas respiratórios. No entanto, existem muitas outras.

Nas marcenarias, a saúde ocupacional também merece destaque, uma vez que o trabalho pode oferecer certos riscos à saúde do colaborador.

Segurança na Marcenaria

Segurança e Medicina do Trabalho

É fundamental que os gestores de oficinas foquem na prevenção das doenças ocupacionais por meio de ações em prol do trabalhador.

O primeiro passo é seguir as normas de segurança propostas pelos órgãos regulamentadores. As NRs mais comuns e úteis para as marcenarias são:

NR 12: segurança na utilização de máquinas e equipamentos

NR 15: atividades e operações insalubres

NR 24: condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

NR 35: trabalhos em certas alturas

No entanto, segundo os especialistas da Safemed, para desenvolver as melhores medidas contra as doenças ocupacionais, é preciso, primeiramente, identificar onde estão os principais gargalos contra a saúde nas marcenarias.

Saúde respiratória

De acordo com a Safemed, os marceneiros estão entre os profissionais mais expostos às partículas derivadas do processo produtivo. No caso, a madeira.

“Sobretudo, devido às máquinas que utilizam, geralmente, em ambientes fechados e com ventilação inadequada”. Ainda conforme a especialista em saúde ocupacional, o impacto na saúde dependerá sempre do tipo de madeira e produtos químicos utilizados pela marcenaria em questão.

“As máquinas totalmente automatizadas trabalham geralmente a uma velocidade superior, pelo que geram e dispersam mais poeira, ainda que existam menos trabalhadores expostos nas proximidades.”

No caso das atividades de lixamento e modelagem, por exemplo, elas merecem ainda mais atenção, em virtude das partículas liberadas serem ainda mais finas e constantes.

A ventilação é o ponto chave. Ela deve ser muito bem projetada, de modo que não haja concentração excessiva de partículas de madeira. Os ambientes da marcenaria jamais devem ser fechados.

A limpeza, por sua vez, deve ser periódica e minuciosa. Caso contrário, os colaboradores podem sofrer com as doenças ocupacionais, tais como alergias e doenças pulmonares.

Riscos para doenças respiratórias nas marcenarias

Microrganismos da madeira

Conhecidos como agentes biológicos, os microrganismos apresentados pela madeira, como os fungos, podem gerar uma nuvem tóxica quando a matéria-prima é processada, principalmente quando lixada.

Eles podem entrar no sistema respiratório e causar doenças ocupacionais, prejudicando a carreira do trabalhador e a produtividade da marcenaria.

Produtos químicos

Além da madeira, outros produtos podem prejudicar a saúde do marceneiro como, por exemplo, os agentes químicos. Os mais utilizados são tintas, vernizes, colas e lacas que possuem substâncias nocivas à saúde, caso o usuário não esteja protegido.

Muitas vezes a marcenaria utiliza arsênio, crômio, cobre, fenol, entre outros, para dar mais resistência à madeira, o que pode facilitar as doenças ocupacionais, neste caso, com problemas cognitivos, neurológicos e emocionais, como a redução da capacidade de memorização, alteração do olfato, dores de cabeça, vertigens, redução dos reflexos, palpitações, ansiedade etc. 

É preciso, porém, que a marcenaria invista em respiradores especiais e demais EPIs para a preservação da saúde do trabalhador.

Saúde muscular e óssea

Alguns marceneiros podem sofrer de dores nos membros superiores, como braços, bem como na coluna, pescoço e cabeça.

Elas podem acontecer devido ao peso excessivo carregado pelo profissional, cuja carga trabalhada, muitas vezes, é grande. 

“A repetição do movimento em algumas tarefas como, por exemplo, no aparafusamento de dobradiças também é levada em consideração”, detalha a Safemed.

É preciso equipar a marcenaria com içadores e máquinas para a movimentação de materiais, por exemplo.

Tem também a segurança contra os acidentes com os próprios objetos e ferramentas usadas na empresa.

Os profissionais estão suscetíveis a derrubar peças pesadas nos pés ou dedos, por exemplo, gerando fraturas ósseas. É fundamental investir em luvas e botas especiais.

Audição e saúde auricular

As máquinas utilizadas nas marcenarias, além de serem capazes de provocar acidentes cortantes, podem prejudicar a saúde dos ouvidos, dado o ruído excessivo.

“Nos últimos anos, alguns artigos alertaram sobre a possibilidade do ruído também se associar a várias alterações cardiovasculares, como hipertensão, taquicardia e isquemia do miocárdio”, frisa a Safemed sobre outras doenças ocupacionais geradas nas marcenarias.

O alerta aqui é para que os gestores providenciem os protetores auriculares ideais para a intensidade do ruído provocado nas operações.

Outras causas de doenças ocupacionais nas marcenarias e as melhores medidas

Além das principais supracitadas, outras tantas doenças ocupacionais podem aparecer durante a produção dos móveis, caso o profissional não esteja devidamente protegido. A prevenção dos respectivos problemas é uma obrigação do empreendedor.

Confira mais destaques!

Temperatura

O desconforto térmico – para mais ou para menos – também pode trazer sérios problemas à saúde do trabalhador e ainda diminuir a produtividade.

Iluminação

A iluminação é um fator essencial para a segurança do marceneiro em todos os processos e etapas de trabalho. Além disso, reduz a sensação de fadiga e “vista cansada”.

Modernização dos equipamentos

Quanto mais a marcenaria investir em inovação, menor será o risco de doenças ocupacionais e acidentes.

Isso porque as máquinas mais modernas são equipadas com ferramentas e acessórios cada vez mais adequados aos processos produtivos e à segurança do pessoal.

A segurança e a saúde ocupacional devem ser consideradas como prioridade em qualquer marcenaria. Não se trata de um investimento a mais, mas sim de uma obrigação do gestor, que deve zelar pelo quadro de funcionários.

Fonte: ForMóbile

 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support