CASACOR 2022: as tendências e tudo o que rolou na mostra

[rank_math_breadcrumb]

CASACOR 2022: as tendências e tudo o que rolou na mostra

A CASACOR São Paulo 2022 terminou oficialmente no último dia 11/09 após 3 meses de mostra, no Conjunto Nacional, em São Paulo. O Leo Social esteve por lá para conferir todas as tendências e novidades.  

Celebrando os 35 anos anos de história, a CASACOR fez uma incrível exposição com a linha do tempo. Imagens e áudios narravam os grandes momentos do evento ao longo da rampa do Conjunto Nacional. 

Casacor São Paulo 2022

Foto: Um dos ambientes da mostra simulava uma piscina. Créditos: Thiago Correia

Com o tema “Infinito Particular”, a CASACOR apresentou 60 espaços que traduziam o conceito da casa como centro de profundas transformações destes novos tempos, se tornando híbrida, flexível e rompendo com a impessoalidade tecnológica.  

E foi exatamente assim que os ambientes foram apresentados. Já na entrada, os visitantes entravam em um ambiente repleto de obras e todo azulado, que simulava uma piscina. Trazendo a ideia de imersão e mergulho ao tema.  

Tendências 

Passando por cada um dos diversos ambientes da mostra, o que pudemos observar foi uma grande integração de elementos naturais à casa. A madeira esteve muito presente em todos os cômodos, das cozinhas aos banheiros da CASACOR 2022.  

Vimos uma forte tendência do uso de fibras naturais para compor assentos de cadeiras, cabeceiras, mesas e até mesmo portas de armários. O Leo Social, inclusive, adiantou essa crescente da utilização de fibras para compor o design de móveis em julho, após a Formóbile 2022.  

Em geral, os expositores da CASACOR deste ano trouxerem a natureza para dentro de casa. Vimos uma variedade de ambientes, como cozinhas, salas de estar e banheiros em cores terrosas, por exemplo.  

Por falar em cores, diversos expositores apostaram em ambientes brancos e em tons pasteis. Isso reforça o momento pós-pandemia, no qual as pessoas buscam por mais leveza, conforto e aconchego.  

Mas nem só de tons pasteis se faz uma CASACOR. E por isso, além de tons pasteis e terrosos, tivemos alguns ambientes com tons mais coloridos e outros seguindo para o preto, principalmente em banheiros.  

Outra forte tendência que se mostrou e já é uma realidade foram os móveis sob medida. Com o boom imobiliário de lofts, estúdios e apartamentos cada vez menores, vimos uma série de ambientes completos com cozinha, sala, quarto e banheiro colocados em pouquíssimos metros quadrados.  

Acessibilidade

Em sua última semana com a exposição e a mostra em andamento, a CASACOR estava abarrotada não só por profissionais do setor, como também por estudantes e entusiastas por design, arquitetura e móveis. 

O Leo Social conversou com uma das monitoras que esteve presente durante os 90 dias de mostra e, segundo ela, a expectativa era a CASACOR receber cerca de 240 mil pessoas durante todo o período. Este número, porém, foi batido em meados de agosto. Ainda não há informações oficiais de quantas pessoas passaram pela mostra. 

Casacor São Paulo 2022

Além disso, outro destaque este ano foi a acessibilidade. De acordo com a monitora com quem conversamos, houve uma grande aderência de PCD à mostra, sobretudo os com deficiência física, visual e auditiva.  

Todos os espaços da CASACOR tinham acessos inteiramente formados por rampas, permitindo o fácil acesso de cadeirantes. E quem baixasse o aplicativo da mostra podia seguir por cada ambiente em uma espécie de visita monitorada, já que o app tinha todas as informações em texto, imagens e áudio.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support