Combate à fome: conheça ações e como você pode contribuir!

Combate à fome: conheça ações e como você pode contribuir!

Com cada vez mais pessoas passando fome no Brasil é fundamental que a sociedade se una e contribua como puder para ajudar quem mais precisa  

A pandemia do coronavírus desencadeou o aumento considerável de uma série de problemas sociais no Brasil. Um desses problemas é o fato de ter mais brasileiros passando fome.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 19 milhões de pessoas passaram fome no Brasil nos últimos meses de 2020. Além disso, mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.  

Para se ter uma ideia, em 2018, 10,3 milhões brasileiros viviam em situação de fome. Em dois anos, houve um aumento de 27,6% ou quase 9 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

Junte isso ao contexto da pandemia com os 14,8 milhões de desempregados – no primeiro trimestre de 2021 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e temos uma situação ainda mais crítica.  

Com tanta gente desempregada e enfrentando algum tipo de insegurança alimentar no país, é importante que a sociedade se una e apoie causas e ações que realizam trabalhos sérios e comprometidos em levar comida à mesa daqueles que mais precisam neste momento. Por isso, conheça ações e movimentos que têm atuado nesse sentido e que você pode contribuir de alguma forma: 

1 – Movimento Panela Cheia:

A Central Única das Favelas (CUFA), a Gerando Falcões e a Frente Nacional Antirracista, com o apoio do União SP e cooperação da Unesco, criaram o Movimento Panela Cheia que tem o objetivo de arrecadar recursos para compra de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade. 
– Doações e informações no sitewww.panelacheiasalva.com.br  

2 – Ações que Alimentam:

A Pedagogia de Emergência e a Editora Antroposófica criaram o Ações que Alimentam, que tem o objetivo de apoiar 1000 famílias do extremo sul de São Paulo. Com organizações parceiras, o projeto atende nove distritos da cidade: Marsilac, Parelheiros, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Vila Andrade, Jardim São Luiz, Jardim Ângela, M’Boi Mirim e Capão Redondo. 
– Doações e informações no site: www.acoesquealimentam.org  

3 – Amigos do Bem:

Criada em 1993, a ONG atende regularmente mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Promovem projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde. Eles servem mais de 180 mil refeições todos os meses.  
– Doações e informações no sitewww.amigosdobem.org 

4 – Tem Gente Com Fome:

Promovida pela Coalizão Negra Por Direitos em parceria com a Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades e outros, a campanha busca arrecadar fundos para ações de enfrentamento à fome, miséria e à violência na pandemia em periferias, favelas, palafitas, comunidades ribeirinhas e quilombos no Brasil. 
– Doações e informações no sitewww.temgentecomfome.com.br 

5 – Anjos da Noite: 

O grupo é composto por pessoas de todas idades, de várias denominações religiosas que doam, além do tempo, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores e uma palavra amiga para pessoas em situação de rua.  
– Doações e informações no sitewww.anjosdanoite.org.br 

6 – Ação da Cidadania:

Criada em 1993, a ação é formada por uma rede de mobilização de alcance nacional. Ao longo de sua história, a Ação da Cidadania já arrecadou mais de 19 milhões de quilos de alimentos e beneficiou mais de 7 milhões de pessoas. 
– Doações e informações no sitewww.brasilsemfome.org.br 

Existem outros movimentos, instituições e cidadãos que promovem ações de enfrentamento à fome no país. Pesquise, se informe e ajude como puder.

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support