Conheça a Escola da Marcenaria!

[rank_math_breadcrumb]

Conheça a Escola da Marcenaria!

O que é, como surgiu, quem atende… saiba tudo sobre a Escola da Marcenaria 

Escola da Marcenaria

Você provavelmente já ouviu falar da Escola da Marcenaria nos canais oficiais do Leo Social. Mas, você sabe exatamente o que é a escola? Como surgiu? E quem ela atende? Agora é a hora de conhecer tudo sobre a Escola da Marcenaria.  

Histórico 

A história da Escola da Marcenaria é anterior ao surgimento do Leo Social. Isto por que a Escola surgiu em 2004, dois anos antes do Leo Social nascer. Ela foi a primeira iniciativa da Leo Madeiras com foco na formação de marceneiros e marceneiras para o setor. O projeto começou com cursos de gestão e desenho de projetos 3D em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios de SP. Mais tarde, em parceria com o SENAI.  

Foto: Escola da Marcenaria

Em 2006, foi criado o curso de Meio Oficial de Marcenaria voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Um dos motivos para o surgimento do curso foi a dificuldade identificada junto a empresários do setor de se encontrar mão de obra qualificada, além de ser algo que complementava outras iniciativas que visavam contribuir para a sustentabilidade do negócio da marcenaria. Foi neste momento que nasceu o então Instituto Leo, hoje Leo Social. 

No ano de 2014 houve alteração da legislação que passou a proibir o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria, mesmo como aprendizes. Com isso, o curso de Meio Oficial teve que alterar seu foco de atuação e ser totalmente redesenhado. Assim, passamos a atuar com o público de jovens adultos em situação de vulnerabilidade.  

Com isso, a Escola da Marcenaria passou a ser o principal projeto do Leo Social. Atualmente, a Escola conta com cursos sete cursos: 

Marcenaria para Iniciantes
Marcenaria Profissional
Montador de Planejados
Curso de Projetista
Ajudante de Marcenaria
Montador Convencional
Marcenaria de Sucesso

Além disso, a Escola da Marcenaria conta também com diversas oficinas makers de marcenaria, que são voltadas para quem gosta de fazer trabalhos manuais por hobby.

Foto: Escola da Marcenaria

Propósito, visão e perspectivas  

A Escola da Marcenaria tem como propósito “disseminar conhecimento, capacitar e desenvolver o mercado da marcenaria, gerando emprego e renda”. Ser referência em capacitação em marcenaria com presença nacional é a visão da Escola da Marcenaria. 

Mesmo com a pandemia, o setor moveleiro está aquecido. Em 2020, por exemplo, o comércio de móveis no Brasil teve o maior crescimento no volume de vendas, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparadas a 2019, as vendas do segmento tiveram uma variação acumulada de 11,9%.  

Com isso, abre-se portas para mais profissionais atuarem no setor, seja como funcionários de empresas ou empreendendo. E é aí que entra a Escola da Marcenaria com cursos de profissionalização.  

Impacto 

Foto: Escola da Marcenaria

Promover a inclusão produtiva e desenvolvimento do mercado é o grande objetivo da Escola da Marcenaria. E é por isso que, ao longo de 15 anos, o projeto do Leo Social já formou mais de 8 mil profissionais do setor moveleiro. 

Além disso, 43% dos alunos do curso de Meio Oficial de Marcenaria se tornam profissionais da marcenaria, enquanto 1 em cada 4 alunos dos cursos pagos também estão trabalhando na área. Isso significa que a Escola da Marcenaria forma 225 novos profissionais no mercado por ano.   

Confira outros dados* referentes à Escola da Marcenaria: 

  • 53% dos alunos estão empreendendo  

  • 72,3% dos alunos estão trabalhando após os cursos da Escola 

  • 80% dos alunos declaram estar “muito satisfeitos” com os cursos 

  • 98,5% dizem que Escola fez diferença na vida pessoal 

  • 100% recomendam os cursos da Escola da Marcenaria 

* Dados da pesquisa de impacto realizada em 2021

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support