Corrediça de base, telescópica ou oculta: qual usar?

Corrediça de base, telescópica ou oculta: qual usar?

Saiba mais sobre cada uma dessas corrediças e a diferença entre elas 

A corrediça é uma ferragem essencial para compor um móvel. Ela faz toda a diferença no uso de gaveteiros e móveis com gavetas, como armários e guarda-roupas.

Existem diferentes tipos de corrediças no mercado. E saber a diferença e aplicabilidade de cada uma é importante na hora de executar um serviço ou até adquirir algum móvel. Confira: 

1 – Corrediça de Base 

São as mais comuns e funcionam com o sistema de roldanas. A instalação é simples: basta parafusar na parte de baixo da gaveta e na lateral do móvel.

A corrediça de base se destaca por ser mais barata que os demais modelos, mas a capacidade de peso que suportam costuma ser inferior às demais. Pode ser utilizada em gavetas de cozinhas, quartos, closets, banheiros, lavanderias, bases para teclado e mais.

2 – Corrediça Telescópica 

São ótimas para quem deseja ter acesso total ao espaço das gavetas, já que possuem extensão nos trilhos que permitem que as gavetas saiam completamente do espaço onde estão alocadas. Contam com sistema de travas que impede as gavetas de caírem, além de proporcionarem fechamento suave.

Para instalar, separe a corrediça em duas partes, fixe a parte maior no móvel e a menor na lateral da gaveta (a ponta da trava de segurança deve ficar virada para frente da gaveta), deixe o sistema de rolamento da corrediça alinhado na frente, engate a corrediça da gaveta nas aberturas da peça fixada no móvel e empurre até ouvir o clique.

Além disso, essa corrediça pode ser encontrada em alguns formatos: 

  • Telescópica com amortecedor: garantem o fechamento suave e podem ser encontradas com resistência a dois pesos: 25kg ou 45kg; 
  • Telescópica com abertura com toque: recomendada para gavetas com frente embutida e aguentam até a 45kg; 
  • Telescópica com fechamento automático: conhecida como self-closing, tem um dispositivo no final dela que não deixa a gaveta abrir sozinha caso o piso seja desnivelado;  
  • Telescópica inox: são resistentes a ambientes com muita maresia e resistentes até 35kg.

3 – Corrediça Oculta 

A principal característica dessa corrediça é o design discreto que ela proporciona, já que é instalada embaixo da gaveta deixando as laterais livres. Até por isso, a instalação dessa corrediça é mais difícil que as demais.

Ela exige uma altura específica entre as gavetas para uma não bater na outra na hora de abrir. Ainda assim, ela tem a vantagem de ficar mais protegida contra umidade e salinidade e ter uma estabilidade melhor que os demais modelos.

Curso de Montador Sob Medida

Todos esses modelos, você encontra na FGVTN Brasil, empresa parceira do Leo Social que conta com mais de 60 anos de história (conheça aqui). 

Ademais, no Leo Social, nos cursos Marcenaria Intermediária e Montador Sob Medida você aprende na prática a utilizar e instalar todas essas corrediças. Não perca tempo e se inscreva pelo WhatsApp (11) 96058-9597.

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support