Criado-mudo: por que é uma palavra racista? Conheça a história

[rank_math_breadcrumb]

Criado-mudo: por que é uma palavra racista? Conheça a história

 

Você que é marceneiro, marceneira, profissional do setor moveleiro ou até mesmo não trabalha na área já deve ter chamado aquela mesinha que fica ao lado da cama de criado-mudo. Mas, você sabia que esse termo é uma palavra racista que data desde os tempos de escravidão? Pois é. 

História

Em 1820, os escravos que faziam serviços domésticos na casa-grande eram chamados de criados. E era comum que alguns desses homens e mulheres passassem dia e noite imóveis ao lado da cama dos senhores segurando objetos como copos d’água, roupas e etc. Muitas vezes esses escravos não podiam sequer falar, pois incomodaria os senhores. Alguns perdiam a língua ou sofriam outras punições por se mexerem enquanto “seus senhores” dormiam.   

Tempo depois, surgiu a ideia de ter uma mesinha ao lado da cama que seria usada basicamente para apoiar objetos. Esse móvel foi chamado de criado, já que exercia a mesma função do escravo. Mas, para não confundir, o móvel passou a se chamar criado-mudo. E desde então temos chamado o móvel desta forma, mesmo após a abolição da escravidão.  

Foto: Reprodução Etna

E se começarmos a chamar o móvel de mesa de cabeceira?

Com a origem racista da palavra ainda em uso, em 2019, a rede de lojas de decoração Etna lançou uma campanha (veja aqui) explicando a origem do criado-mudo e abolindo o termo de seu catálogo de produtos. Com isso, o criado-mudo passou a ser chamado de mesa de cabeceira no catálogo da loja.  

A palavra criado-mudo ainda está muito enraizada em nossa cultura e é natural que chamemos o móvel desta forma espontaneamente. Mas, é importante tomarmos consciência sobre a origem não só desse, mas de outros termos que remontam a um tempo sombrio de nossa história.  

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support