Dicas para um bom lixamento de madeira

[rank_math_breadcrumb]

Dicas para um bom lixamento de madeira

Dica de um bom lixamento em madeira

Para se obter um móvel de qualidade e com ótimo acabamento para o consumidor final, é preciso que o marceneiro ou marceneira faça um bom lixamento da madeira, do MDF ou material que estiver trabalhando. 

O grande objetivo de se lixar um material é, antes de mais nada, para eliminar possíveis irregularidades ou danos causados durante o processo de formatação do móvel ou objeto. Danilo Pinheiro, marceneiro e dono da Pinheiro & Design e também professor do Leo Social, dá algumas dicas para se obter um bom lixamento.  

1 – A gramatura das lixas 

A primeira dica de Danilo, na verdade, é uma informação em relação ao número das lixas. O que significa esses números nas lixas? 

“Óbvio que a gente sabe que quanto maior o número, mais fina ela é. Mas o que significa lixa 220, lixa 100, lixa 150? Esse número significa a quantidade de grãos por centímetro quadrado (cm²). Se você pegar um quadradinho de 1×1 cm, 10×10 milímetros, você vai ter a quantidade de grãos daquele quadrado. Por isso que quanto menor o número, mais grossa é a lixa”, explica Danilo.  

“Por exemplo, uma lixa de número 36, são 36 grãos de areia por cm². Então tem que ser um grão grande para conseguir cobrir esse espaço. Já a lixa de número 220, por exemplo, são 220 grãos por cm². Esses números são a quantidade de grãos por cm²”. 

2 – Lixe no sentido do veio da madeira 

O marceneiro e professor ainda reforça uma regra simples: começar a lixar sempre no sentido do veio da madeira. “Sempre que for lixar, lixe no sentido do veio da madeira. Essa é a melhor técnica para se obter um bom lixamento”, afirma. 

“Dá pra fazer diferente? Com certeza. Mas essa é a forma que vai ter um resultado mais fácil. Você não vai ter tanta agressividade na peça”, conta.  

3 – Alterne as lixas  

“A ideia é sempre começar por uma lixa grossa e ir diminuindo a grossura, colocando uma lixa mais fina, com uma gramatura mais alta”, revela Danilo. “Por exemplo: quando a madeira está muito rústica, eu gosto de começar com uma lixa de número 60 ou 80, quando a madeira maciça está bem áspera. E vou aumentando. Vou para a de 100, 150, 180… 220 na madeira maciça eu já paro”, argumenta o marceneiro.  

“Não vejo a necessidade de continuar, a não ser que eu queira fazer um polimento. Aí eu vou aumentando essa gramatura, vou para uma de 400, 600 e assim por diante. Para um cenário de um acabamento super fino. Quanto maior o número da lixa, mais fino o acabamento”. 

4 – Na hora de passar a química 

Danilo ainda traz uma dica na hora de passar química na peça. “Na maioria das químicas é necessário um lixamento entre demãos. Sempre fazer um lixamento entre demãos”, diz.   

“O verniz, por exemplo, pede que a peça esteja lixada, limpa e tudo mais. Passou a primeira demão. Antes de passar a segunda, lixe. E da segunda para terceira aí já não precisa mais de lixamento. Porém o stain precisa de lixamento entre todas as demãos. Se você for aplicar cinco demãos de stain, você vai ter que lixar quatro vezes a peça antes de dar o acabamento final”, conclui Danilo. 

5 – Tipos de lixadeiras  

O uso de lixadeiras também é sempre bem-vindo para facilitar o trabalho do dia a dia. Uma boa lixadeira é aquela que atende as suas necessidades. Conheça alguns modelos: 

  • Orbital: conhecidas como “treme-treme”, essas lixadeiras possuem uma base quadrada ou retangular e são indicadas para acabamentos ou lixamento de materiais leves, como madeira compensada ou MDF; 
  • Roto Orbital: possuem uma base redonda e são ideais para todos os tipos de materiais, até mesmo para polimentos. Geralmente são mais caras que as orbitais;
  • Cinta: contam com uma base maior em formato de cinta. São mais potentes, pesadas e indicadas para trabalhar em superfícies planas, amplas ou com desbaste profundo sobre as peças. Não são recomendadas para acabamentos; 
  • Angular: é indicada para tirar grandes camadas de madeira ou metal. Tem rotação mais alta que a roto orbital e o acabamento que ela proporciona não é liso. A dica é usar em materiais mais duros; 
  • Excêntrica: já essa é boa para quer dar um acabamento perfeito na peça. Essa lixadeira tem um bom desempenho para deixar superfícies curvilíneas lisas; 
  • Manual: ideal para pequenos trabalhos em casa e geralmente com um preço acessível.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support