Escola da Marcenaria na Unibes Cultural completa um mês com oficinas bombando

Escola da Marcenaria na Unibes Cultural completa um mês com oficinas bombando

Oficinas de marcenaria na Unibes

No último dia 4 de setembro, a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural completou um mês de inauguração. Durante o primeiro mês em atividade, a unidade recebeu o curso de Montador Convencional e oficinas gratuitas de marcenaria que bombaram.

Com aulas ocorrendo de quinta a domingo, as primeiras oficinas de marcenaria realizadas no novo espaço foram um sucesso. Ao todo foram quatro oficinas: Banco-Escada, Impressão 3D Aplicada a Marcenaria, Acessórios de Madeira e Oficina de Colheres.  

Oficinas: técnicas de marcenaria 

Filipe Pesquero, do Ateliê Tauba, foi responsável por ministrar a oficina de Acessórios de Madeira. Com dois encontros de 8h, os alunos e as alunas puderam aprender técnicas básicas de marcenaria e produzir peças, sempre com foco no reaproveitamento de material de madeira descartada, que podem ser encontradas em caçambas e pela cidade.  

“Eu quis apresentar aos alunos técnicas básicas de marcenaria de forma que eles possam, depois de terem feito as oficinas, absorverem e aplicarem no dia a dia”, afirma Filipe. Aulas como tipos de madeira, corte, uso de ferramentas e acabamento foram apresentadas.  

Foram feitos três objetos: um suporte para celular a partir de um sarrafo de madeira; uma caixa porta-joias, que pode ser usada como estojo e possui um fecho com imã; e uma casa de passarinho.  

“No final, os alunos passaram por vários processos da marcenaria básica, que permitem eles aplicarem o conhecimento no dia a dia, para fazer um objeto para casa e até seguir no ramo”, destaca Filipe.  

“Pude transmitir um pouco do que aprendi praticando marcenaria e é sempre muito gratificante estar nesse tipo de ambiente, porque estamos numa troca constante de conhecimento. Então a gente vai para transmitir conhecimento, acabamos levando um pouco do que os participantes trazem”, ressalta o oficineiro.  

Oficina Banco-Escada

Oficinas com muitos aprendizados  

Uma oficina que também fez muito sucesso foi a de Banco-Escada, ministrada pela Designer e Marceneira Fernanda Tosta. E quem rasgou elogios para a oficina foi a aluna Kátia Gomes. 

“Participar da Oficina Banco-Escada com a instrutora Fernanda e a Priscila foi incrível. Além de excelentes profissionais, são atenciosas e deram todo o suporte necessário para utilizarmos as ferramentas em segurança e sem medo”, conta a aluna. 

Kátia enaltece também a interação com o grupo, que definiu como ‘engrandecedora’. “Aprendi muito com as trocas que tivemos, sem falar sobre a nossa sala de trabalho que está super completa, acessível, com todo ferramental necessário”, aponta.  

“O espaço também possui boa acústica e conforto térmico, além da estética impecável. Eu amei fazer parte deste projeto de início e estou divulgando bastante para que tenham ainda mais sucesso nessa empreitada. Agradeço muito por essa oportunidade que além de enriquecedora, para mim essa experiência foi uma terapia”, conclui Kátia. 

Oficinas: história e sustentabilidade 

A Oficina de Colheres, ministrada por Felipe Gustavo de Melo, trouxe diversas técnicas para todos os alunos e alunas.  

“Na oficina de entalhe com madeiras urbanas, itens e ferramentas sustentáveis ‘Além de colheres, colher’, procurei transmitir a complexidade e a questão holística do objeto, desde a história, cultura, biomimética, design, tecnologia da madeira, técnicas de corte, afiação e acabamento para a produção de duas colheres, considerando e adaptando para as necessidades e experiências individuais”, explica o oficineiro.  

Segundo Felipe, durante as aulas foi mostrado a ação de ferramentas e itens produzidos de maneira sustentável e de baixo custo, como lâminas oriundas de limas e rolamentos, cabos a partir de móvel, afiadores de restos de canos, bambu e couro e revestimentos de sisal colhido.  

Também foi apresentado durante a oficina o processo de obtenção da madeira de poda (tipuana e fumo-bravo) e descarte (estrado de cama de cambará), assim como seu beneficiamento e a conversão em colher de omelete e de decoração. 

“As interações com os alunos foram muito enriquecedoras e fluídas: feitas em círculo, em um ambiente organizado, com boas máquinas, suporte e coordenação”, exclama Felipe.  

“Foi uma ótima experiência de aprendizado, vivência e de reavivar no coletivo a importância do trabalho manual, bem como seus benefícios para o corpo e mente. E por fim, a urgência de atenção sobre as árvores urbanas e seus resíduos”, completa.  

Oficina: muitas ideias e projetos  

Diversos projetos foram feitos também na Oficina de Impressão 3D aplicada à Marcenaria. Com aulas da oficineira Laure Stelmastchuk, os alunos e as alunas produziram mais de 100 peças impressas em 3D, entre protótipos e produtos finais. 

“Os participantes tiveram contato com materiais e técnicas diferentes de impressão 3D, busca direcionada em bases de dados e modelagem para impressão 3D empregando software livre e ferramentas básicas para autonomia em manufatura aditiva que permitem a inclusão destas técnicas em projetos futuros que venham a desenvolver”, afirma Laure.  

Segundo a oficineira, os(as) alunos(as) se envolveram intensamente no desenvolvimento das peças buscando a interface com a marcenaria. “Como oficineira, a orientação dos projetos foi muito interessante devido à variedade de contextos das pessoas e os diversos interesses que guiaram discussões sobre os métodos de fabricação e aquisição de objetos”, explica Laure.  

Foram feitas banquetas, suportes para plantas e pequenos objetos, tampas para lápis, peças para maquete, suportes de lixa, gabaritos, conectores para formação de sólidos platônicos, entre outros.  

Oficinas: participe das próximas 

As inscrições para as oficinas da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural estão abertas. Para participar basta ter mais de 16 anos e muita vontade de aprender marcenaria. Mensalmente são anunciadas novas oficinas. Então fique de olho nas redes sociais do Leo Social e da Unibes Cultural para saber mais.  

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support