Fitas de demarcação: por que devo usar na minha marcenaria?

[rank_math_breadcrumb]

Fitas de demarcação: por que devo usar na minha marcenaria?

fitas de demarcação

A sua marcenaria possui demarcação do ambiente? Demarcar o espaço da marcenaria com fitas é uma ação que evita com que você, seus funcionários ou até mesmo clientes transitem por entre as máquinas e estejam atentos à periculosidade do local.    

Além de reduzir o risco de acidentes, usar as chamadas fitas de demarcação de solo deixa o seu ambiente de trabalho mais organizado.  

Cores e aplicações 

As fitas de demarcação geralmente são feitas a base de polímero do cloreto de vinilo, borracha adesiva e aditivo. Existem fitas de diversas cores e cada uma tem um objetivo de sinalização:  

1 – Amarela: indica cuidado e atenção em locais de risco. Utilizada próxima a escadas móveis, corrimãos, pisos escorregadios, plataformas de embarque e descarga, etc. 

2 – Vermelha: indica perigo e é usada para sinalizar equipamentos contra incêndio e saídas de emergência.  

3 – Azul: indica obrigatoriedade do uso de EPI no local e impedir a movimentação ou energização de equipamentos. 

4 – Verde: indica área de segurança, como postos de primeiros-socorros, caixas com equipamentos de proteção individual, entre outros. 

5 – Preta: indica coletores de resíduos.  

6 – Branca: indica demarcação de locais de circulação por faixas, como passarelas e corredores.  

Marcenarias da Escola da Marcenaria

Aqui nas marcenarias da Escola da Marcenaria, utilizamos as fitas de demarcação amarela da Tekbond, nosso parceiro, para delimitar o espaço das máquinas estacionárias e também das mesas onde os alunos realizam as atividades práticas. Afinal, são espaços que exigem atenção e cuidado para quem circula no ambiente. 

Dicas de aplicação  

1 – Antes de aplicar a fita de demarcação no chão, verifique e garanta que o local esteja livre de sujeira e óleos. 

2 – Corte a fita no tamanho desejado e aplique no local.  

3 – Além disso, para aplicar, pressione a fita começando por uma extremidade e deslizando a mão até outra. Deve-se evitar a formação de bolhas durante a aplicação.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support