Gabaritos: a ferramenta essencial da marcenaria

[rank_math_breadcrumb]

Gabaritos: a ferramenta essencial da marcenaria

Gabarito para marcenaria

Todo(a) marceneira(a) sabe da importância dos gabaritos na execução de diversos trabalhos da marcenaria.  

Os gabaritos são ferramentas muito utilizadas desde o processo de produção na marcenaria até a montagem do móvel no local da obra. Eles fazem parte de praticamente todos os processos que envolvem a marcenaria, como:  

  • Montagem e instalação de móveis; 
  • Processos de corte; 
  • Processos de usinagem; 
  • Processos de colagem de fita de borda; 
  • Acabamentos.  

“Eu costumo dizer que o gabarito é o ajudante do marceneiro. A partir do momento em que você precisa repetir uma atividade, o gabarito te ajuda com o ‘setup’”, afirma Danilo Pinheiro, marceneiro e instrutor da Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social.  

“Usar gabaritos significa ter agilidade na produção. Existem gabaritos prontos na internet e também muitos outros que fazemos com sobras de materiais”, destaca Danilo. 

“O uso de gabarito é essencial para que haja um processo eficiente, mais seguro e, principalmente, repetido. Quando eu faço um gabarito é para ter o alcance desses três quesitos”, explica Veronica Braga, marceneira e instrutora da Escola da Marcenaria. 

“É usado para repetição de um processo de corte ou talvez de usinagem, para que haja eficiência e produtividade, além de acertabilidade de medidas, ou seja, fazendo com que eu tenha ali a possibilidade de tornar as peças sempre com a mesma medida e da mesma forma”, ressalta Veronica.  

Segundo a marceneira e instrutora da Escola, marcenaria sem gabarito não existe. “Na marcenaria eu acredito que o uso de gabarito seja essencial para que a vida do marceneiro seja mais prática e facilitada, não esquecendo também da qualidade das peças e projetos que são desenvolvidos”, conclui.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support