“Gestão de Resíduos” foi o grande tema do Marcenaria Viva desta quinta

[rank_math_breadcrumb]

“Gestão de Resíduos” foi o grande tema do Marcenaria Viva desta quinta

Encontro acontece a cada 15 dias sempre com um tema diferente envolvendo o setor moveleiro 

Marcenaria Viva discute sobre sobras de mdf

Na manhã desta quinta-feira, 13/05, ocorreu mais um encontro virtual do fórum Marcenaria Viva. O tema discutido pelo grupo foi “Gestão de Resíduos” e contou com participação de Lorena Gamboa Abadia, Especialista em Economia Circular.  

Durante o debate, os participantes levantaram as dificuldades que enfrentam em descartar resíduos que suas marcenarias produzem, como sobras de MDF, pó de madeira e outros produtos químicos utilizados. Donos de pequenas marcenarias contaram que fazem o descarte desses resíduos em ecopontos nas cidades onde estão localizados seus negócios.

Principais dores

No entanto, houveram queixas de que há cidades que não existem esses ecopontos e que o descarte fica a cargo de empresas especializadas nesse tipo de serviço. Também foi questionado se esses marceneiros sabem para onde essas empresas levam os materiais descartados e se fazem o serviço corretamente.   

Uma das dores compartilhadas pelo grupo foi a de acesso à informação para regularização e descarte adequado dos resíduos. Lorena Gamboa explicou que os principais e mais confiáveis meios para regularizar esse tipo de serviço são os sites governamentais – governo federal, governo estadual, prefeituras e secretarias do meio ambiente – também consultoria com profissionais da área, como engenheiros ambientais; além de sites confiáveis como o EcycleEmobile e outros.  

Soluções encontradas

As soluções encontradas pelo grupo para resolver o problema foram: 

  • As pequenas marcenarias se unirem e de repente criar uma loja que venda materiais feitos a partir das sobras de MDF 
  • Pressionar os grandes distribuidores a terem um canal de informação sobre essas questões e, principalmente, receberem esses descartes dos pequenos marceneiros 
  • Fazer parcerias com ONGs e doar sobras de MDF para que elas façam trabalhos com crianças usando esse material  
  • Além de cobrar uma corresponsabilidade das fabricantes de MDF em dar um destino a esses resíduos.  

Links de apoio do encontro desta quinta-feira:   

Próximo encontro

O grupo do Marcenaria Viva volta a se encontrar no próximo dia 27 de maio (quinta-feira), às 8h30, com o tema “Organizar o grupo para selecionar e colocar em prática as ideias que surgiram”. Em breve abriremos o formulário para você poderá se inscrever. Acompanhe as redes do Leo Social. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support