Inscrições abertas para o “Lab Habitação: Aceleração de Negócios”
A Coalização da Habitação, iniciativa criada pela Artemisia e Gerdau em parceria com o Leo Social, Instituto Vedacit e Votorantim Cimentos e apoio da Habitat para a Humanidade Brasil, abriu inscrições para 5ª edição do Lab Habitação: Aceleração de Negócios.
O Lab Habitação: Aceleração de Negócios é um programa gratuito dedicado a impulsionar negócios no setor da habitação, fortalecendo as soluções e amplificando o impacto positivo gerado por essa modalidade de empreendedorismo. A iniciativa já apoiou mais de 120 empreendedores(as) e mais 60 soluções de impacto.
O programa irá selecionar até 15 negócios para uma jornada de apoio gratuita e on-line, com duração de três meses. Os participantes terão acesso a uma forte rede de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdos práticos exclusivos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos do negócio.
Os três negócios que se destacarem irão receber um capital-semente de R$ 30 mil cada e terão acesso a um apoio intensivo e individualizado com foco na tração do negócio. As inscrições vão 24 de outubro e podem ser feitas pelo site www.artemisia.org.br/habitacao/lab
Participação do Leo Social na Coalização
A participação do Leo Social, organização ligada à Leo Madeiras, como parceiro da Coalização da Habitação dialoga diretamente com o propósito da entidade de promover a moradia digna de forma sustentável.
“Durante a pandemia ficou ainda mais claro a importância da qualidade da moradia para uma vida digna, para atender as necessidades de comer, estudar, trabalhar e amar. Estar na Coalizão significa aprender juntos como podemos transformar a realidade da habitação de baixa renda no Brasil”, afirma Fernanda Canal, Diretora do Leo Social, sobre o programa.
A moradia é um tema essencial para a erradicação da pobreza. Pelo caráter transversal, a habitação influencia a qualidade de vida, saúde, segurança, educação e condições para o desenvolvimento humano e é peça-chave para as nações atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O programa Lab Habitação está diretamente ligado a um dos ODS que guiam o trabalho do Leo Social, que é o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
Critérios de seleção
Entre os critérios de seleção para o programa estão:
1 – Perfil Empreendedor
Empreendedores com intencionalidade de gerar impacto positivo, que sonham grande, com poder de realização, facilidade em criar relacionamentos, resiliência e experiência no mercado em que atuam.
2 – Potencial de impacto social e/ou ambiental
Negócios que tenham impacto positivo por meio do seu produto/serviço principal ou via cadeia de valor; ou negócios que ainda não atuem explicitamente com impacto, mas que tenham grande potencial e estão dispostos a começar uma jornada de impacto.
3 – Estágio de maturidade
negócios que já tenham um mínimo produto viável; que estejam com o produto pronto para lançamento, ou negócios que já estão com seus produtos no mercado em momento de tração.
4 – Tecnologia e escalabilidade
Negócios que atuem com algum tipo de tecnologia e inovação e que consigam crescer a sua capacidade de execução sem ter custos elevados, com potencial de escala, serão priorizados.
5 – Modelo de receita sustentável
Negócios que já sejam sustentáveis financeiramente ou que estejam em busca de criar um modelo de receita capaz de fornecer a sustentabilidade para o negócio a curto/médio prazo.
Eixos de atuação
Todo o processo de seleção será feito pela Artemisia, que busca negócios com soluções que possam gerar impacto positivo dentro de alguns eixos de atuação, como:
1 – Acesso à moradia de qualidade: soluções que qualifiquem a moradia da população de baixa renda, possibilitando acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca, entre outros;
2 – Soluções financeiras para a habitação: que facilitem o acesso a crédito imobiliário com taxas acessíveis, podendo também auxiliar no pagamento de reformas na moradia;
3 – Regularização fundiária: que ofereçam o acesso à informação sobre a regularização, além de serviços que facilitem e cobrem um preço justo pela legalização de moradias;
4 – Capacitação e oportunidades para profissionais na construção civil: que ampliem oportunidades de qualificação e empregabilidade da mão de obra de trabalhadores da construção civil);
5 – Inovação na construção civil: que ofereçam melhorias nos processos de construção, redução do consumo de energias e do uso de materiais não renováveis, matérias-primas mais sustentáveis e melhor logística de reutilização e reciclagem de resíduos;
6 – Reformas habitacionais: que forneçam assistência técnica e reformas habitacionais de forma acessível e desburocratizada;
7 – Energia: que visem a gerar eficiência energética, consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia;
8 – Água, resíduos e saneamento: que promovam acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos;
9 – Gestão de condomínios de habitação popular: que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas;
10 – Infraestrutura urbana e melhoria do espaço público: que qualificam os espaços públicos/comuns em comunidades de baixa renda, fortalecem a economia local e facilitem o acesso aos centros urbanos.
Etapas
As inscrições devem ser feitas até 24 de outubro de 2022 em www.artemisia.org.br/habitacao/lab e os selecionados serão revelados até o dia 1º de dezembro de 2022.
Após a seleção, inicia-se a etapa de Aceleração. A abertura do Lab Habitação ocorre em 15 de dezembro, enquanto a Jornada de Conteúdos e Mentorias acontece entre 10 de janeiro e 21 de março de 2023.
Os três negócios destaques serão revelados em 5 de abril de 2023. Por fim, a aceleração intensiva e individualizada para os três negócios destaque será feita de 18 de abril a 28 de julho de 2023.