Inscrições abertas para oficinas gratuitas de marcenaria em SP

[rank_math_breadcrumb]

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de marcenaria em SP

Oficinas gratuitas de marcenaria

A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural abriu inscrições para as oficinas gratuitas de marcenaria em setembro. Com vagas limitadas, as inscrições vão até o dia 29/08 e o único pré-requisito é ter mais de 16 anos.

Realizadas no espaço da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, em São Paulo, as oficinas foram pensadas para auxiliar as pessoas que querem dar vida às suas ideais, desde pequenos objetos presenteáveis à mobiliários e instalações. 

Após o sucesso das primeiras oficinas, promovidas neste mês de agosto, a Escola da Marcenaria na Unibes Cultural fará quatro novas oficinas em setembro, além de manter o Atelier Aberto.  

A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural é uma iniciativa do Leo Social, Unibes Cultural e 3 Apitos. Confira abaixo as oficinas de setembro e inscreva-se:  

Oficinas 

Oficina Banco Resta Um 

Carga horária: 16 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Sábados, dia 03/09 das 18 às 22h; dias 10 e 24/09 das 13 às 22h 

Oficineiro(a): Roberto Stelzer  

Sobre o curso: 

Utilizando moldes e gabaritos cortados a laser, os participantes irão montar uma banqueta versátil e super resistente, utilizando a técnica de malhete. 

Irão aprender e praticar cortes com serra tico-tico, furação com escareador e ainda aprenderam como utilizar uma tupia portátil para abrir janelas na madeira, corrigir imperfeições e dar acabamento. 

Os participantes recebem recortes de compensado onde deverão abrir as fendas de encaixe e janelas, para depois realizar a montagem. 

Minibio do(a) oficineiro(a): 

Roberto Stelzer é fotógrafo, artista plástico, designer de brinquedos e criador de oficinas “mão na massa” com suporte de fabricação digital. 

Foi sócio fundador da associação garagem fab lab e professor regular do Oficina Lab, além de ministrar oficinas em diversas instituições – SESC, Instituto Tomie Ohtake, Fabrica de Cultura, Oficina Cultural Oswald de Andrade.  

Ele também realizou exposições e oficinas no Brasil e exterior. 

Oficina de Rack para Bike 

Carga horária: 16 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Domingos, dias 4 e 11/09, das 13 às 22h 

Oficineiro(a): Caio Netto 

Sobre o curso: 

O curso tem como objetivo apresentar a metodologia de trabalho com chapa de compensado, tendo como objeto de estudo um suporte de bicicleta para parede. 

No curso serão apresentadas as características básicas para a escolha do material, o caminho do desenho até o objeto final, elaboração de planos de corte e aproveitamento de sobra/chapa, tratamento do material e alguns acabamentos possíveis como óleos, seladora e tintas. 

Ao final do curso, o participante terá produzido seu próprio suporte de parede para bicicletas aplicando o conhecimento adquirido. 

Minibio do(a) oficineiro(a): 

Caio Netto é graduado em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UNESP. Desde que se formou, em 2017, trabalha com marcenaria, serralheria e joalheria, tendo como foco a produção de peças sob encomenda para artistas, galerias e museus. 

Além da produção de peças de mobiliário e suportes, também atua como montador de arte [Arthandler]. 

Atualmente divide o espaço Oficina Colaborativa junto a outros 6 projetos makers, que em geral têm a marcenaria como base, e realiza Mestrado em Processos e Procedimentos Artísticos no Instituto de Artes da UNESP. 

Oficina de Acessórios de Madeira de Reúso 

Carga horária: 16 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Sábado e Domingo, dias 17 e 18/09, das 13 às 22h 

Oficineiro(a): Sheila Actis 

Sobre o curso: 

Curso teórico-prático introdutório para a criação de peças em madeira usando ferramentas manuais e técnicas básicas de marchetaria e joalheria. 

Minibio do(a) oficineiro(a):  

Sheila Actis é uma artista que trabalha com a mistura de técnicas de marchetaria aplicadas em jóias feitas com descartes de madeira. 

Fez curso de luthieria no Violin Cambridge Workshop em 2010, oficina do luthier Walter Gabriel em 2012 e possui o certificado de Marcheteiro do SENAI. Hoje trabalha ministrando cursos livres e desenvolvendo a marca autoral de jóias em madeira She. 

Oficina de Bandeja Amélia 

Carga horária: 20 horas  

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Sexta-feira, dia 30/09 das 18 às 22h; e Sábado, dia 01/10, das 13 às 22h 

Oficineiro(a): Jucá Mobília 

Sobre o curso: 

Uma bandeja em madeira maciça, com projeto de autoria da Jucá. Neste curso ensinaremos todos os passos necessários para que você aprenda a aplicar palha trançada em peças decorativas e/ou mobiliários. 

Vamos mostrar diferentes ferramentas e técnicas e estimular sua criatividade e habilidade manual.  

Minibio do(a) oficineiro(a): 

Original de São Paulo, a Jucá Mobília é a união entre as arquitetas Carmen Mendonça e Milena Chuba.  

Desde 2017, elas buscam desenvolver produtos com um design contemporâneo e um tom de memória afetiva, transmitida através do uso de materiais tradicionais como palha natural, granilite e vidro texturizado. 

A mistura entre diferentes madeiras e texturas valoriza nossa história e recursos, traduzindo a identidade brasileira. 

Atelier Aberto  

Período: Quintas e sextas-feiras, dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29/09, das 18 às 22h 

No ateliê de cocriação os participantes terão seus projetos orientados para se tornarem algo único e possível de ser replicado, caso assim queiram. 

As orientações individuais ou de duplas acontecem por ordem de chegada e o participante poderá receber auxílio da equipe, tanto no desenho quanto na orientação de fabricação a partir das técnicas desenvolvidas nos cursos de formação. 

É necessário que o participante faça a reserva de vaga e tenha ao menos experiência básica para que possa seguir as orientação dos monitores. 

Inscrições 

As inscrições para as oficinas e para o Atelier Aberto já estão abertas e podem ser feitas até o dia 29/08 por meio do formulário abaixo.  

As aulas ocorrem no espaço da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP. CEP: 05409-012. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support