Leo Social: conheça a nossa história!

[rank_math_breadcrumb]

Leo Social: conheça a nossa história!

História do Leo Social

O Leo Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que trabalha com a missão de promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável. 

Nossa história começa em 2004, quando a empresa Leo Madeiras teve a iniciativa de criar a Escola da Marcenaria Moderna. O projeto tinha o foco na formação de mão de obra qualificada para o setor moveleiro.  

Em parceria com o Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, a Escola da Marcenaria Moderna iniciou suas atividades com cursos pagos em Gestão e Projetos em 3D.  

Apesar da Escola da Marcenaria Moderna estar em atividade desde 2004, foi somente no ano de 2006 que o Leo Social foi criado. Sob o nome de Instituto Leo, a entidade também tinha o objetivo de promover cursos de capacitação em marcenaria.  

A Escola da Marcenaria Moderna passou a ser um projeto dentro do então Instituto Leo. No ano de sua fundação, o Leo Social criou o programa Leo Educa, que tinha o objetivo de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Foi a partir do Leo Educa, que lançamos o curso de Meio Oficial de Marcenaria, que era todo voltado para jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social. 

Renovação e adaptação 

Trabalhando com os cursos da Escola da Marcenaria Moderna e do Leo Educa, o então Instituto Leo lançou o Marcenaria do Bem, um projeto dentro do curso de meio Oficial de Marcenaria do Leo Educa.  

O Marcenaria do Bem tinha como intuito promover a doação de móveis, feitos pelos próprios alunos do curso, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições ou colaboradores da Leo Madeiras.  

Em 2014, devido a uma mudança na legislação que proibiu o trabalho de menores de 18 anos em marcenaria, o curso de Meio Oficial de Marcenaria foi todo redesenhado e passou a atender jovens adultos. 

Nosso centro de treinamento foi ampliado com a construção de duas marcenarias em 2015. Tivemos uma segunda ampliação de nosso espaço em 2019, com a construção de uma terceira marcenaria, além de duas novas salas teóricas, nossa área administrativa e uma sala de acolhimento. 

Em 2020, o programa Leo Educa, que promovia cursos gratuitos de marcenaria foi absorvido pela Escola da Marcenaria Moderna, que passou a promover tanto cursos pagos quanto gratuitos. 

O Instituto Leo dá lugar ao Leo Social 

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, tivemos nossas operações totalmente paralisadas assim como as escolas e instituições culturais do país. Nesse período, refletimos nosso papel de como ser relevante à comunidade de marcenaria. 

Foi deste lugar que iniciamos uma curadoria de conteúdos ricos focados na capacitação, nos cuidados necessários durante a pandemia e na conexão de marceneiros e marceneiras por meio de programas, como cursos gratuitos, mentorias on-line, ajuda financeira com o Marcenaria do Bem, entre outros. 

Inclusive, a ação de ajudar marceneiros e marceneiras que foram impactados pela pandemia foi um grande sucesso. Por meio do Marcenaria do Bem, ajudamos financeiramente mais de 3 mil profissionais do setor diretos e cerca de 8 mil beneficiários indiretos.   

Foi nesse contexto que então decidimos atualizar o nosso nome, logomarca, identidade visual e verbal. Tudo no intuito de refletir a atualidade, o nosso propósito e o lugar que desejamos caminhar a partir de agora. E foi assim que o Instituto Leo deu lugar ao Leo Social. Continuamos engajados na formação, inovação e renovação da marcenaria e agora com o social ainda mais forte em nossas ações. 

15 anos de história

Em 2021, ano em que o agora Leo Social completa 15 anos de história, consolidamos a nossa nova identidade junto ao nosso propósito e trabalhando sempre sob o olhar de nossos pilares: Capacitar, Conectar e Cuidar. 

Ainda em 2021, lançamos a Trilha Básica do Empreendedor, um curso on-line e 100% gratuito com intuito de melhorar a gestão dos negócios do setor moveleiro, além de outros cursos como o de Montador Sob Medida e o Entre Montadoras.  

O Leo Social chega aos seu aniversário de 15 anos com mais de 8 mil profissionais capacitados, além de diversas histórias de alunos que começaram a empreender, que mudaram de carreira e até recuperaram a autoestima e a confiança em si mesmos.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support