Leo Social: você sabe quem somos e o que fazemos?

Leo Social: você sabe quem somos e o que fazemos?

Você sabe o que o Leo Social faz? E quem somos? Agora é a hora de conhecer um pouco mais sobre nós e nossos projetos

Leo Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos. Criado em 2006, ainda com o nome de Instituto Leo, nascemos com o intuito de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para jovens adultos em situação de vulnerabilidade e também com o foco na dificuldade de empresários do setor moveleiro de encontrar mão de obra qualificada.  

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, tivemos nossas operações totalmente paralisadas assim como as escolas e instituições culturais do país. Foi nesse contexto que decidimos atualizar o nosso nome, logomarca, identidade visual e verbal no intuito de refletir a atualidade, o nosso propósito e o lugar que desejamos caminhar a partir de agora.

Trouxemos o Social para o nosso nome para ficarmos ainda mais alinhados com a nossa missão, que é promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável 

O nosso manifesto, isto é, nossa carta de intenções e o nosso compromisso com o mundo e com nós mesmos traz um pouco disso. Acreditamos que no espaço entre a madeira e a máquina há uma pessoa, uma história, milhares de sonhos. Há com ela e ao lado dela filhos, companheiros, vizinhos, familiares.

Há uma comunidade. Quando essa pessoa reconhece o seu melhor, quando seu trabalho se preenche de sentido, quando ela muda, muda o todo. A capacidade de transformar madeira bruta em móvel, uma ideia em projeto, um trabalho em qualidade de vida, uma moradia em dignidade: é nessa capacidade que nos inspiramos. Buscamos, por meio da educação, impactar positivamente a sociedade em que vivemos. E fazemos isso em coletivo.

Foto: Parte da Equipe do Leo Social

Baseado em três pilares – CapacitarConectar e Cuidar – o Leo Social desenvolve diversos projetos, como é o caso da Escola da Marcenaria, que oferece cursos de profissionalização em marcenaria e empreendedorismo.

Capacitar

Sob o pilar Capacitar, a Escola da Marcenaria conta com cursos presenciais como o de Marcenaria (Básica, Intermediária e Avançada), Montador Sob Medida, Promob e o Meio Oficial de Marcenaria. 

E também com os cursos on-line de Marcenaria Introdutória, as Oficinas de Marchetaria e Luminária Pet e Trilha Básica do Empreendedor – este último totalmente gratuito e com o apoio de nossos parceiros (conheça).

Conectar  

No pilar Conectar, um dos principais projetos do Leo Social é o Marcenaria Viva, um fórum que traz discussões, ideias, sugestões e troca de informações entre profissionais do setor moveleiro. O grupo se reúne a cada 14 dias para encontros virtuais.

Cuidar

Já no pilar Cuidar, nosso principal projeto é o Marcenaria do Bem, que tem o objetivo de cuidar das pessoas, seja ensinando, construindo um móvel ou até com algum valor financeiro, como ocorreu em 2020 (confira).

O Marcenaria do Bem é também o trabalho de conclusão de curso dos alunos de Meio Oficial de Marcenaria, que produzem um móvel que será doado à uma instituição ou família em situação de vulnerabilidade. A última ação do projeto ocorreu em junho de 2021 (leia mais).  

Por meio de nosso site, nossas redes sociais e nossos projetos, buscamos conectar as pessoas não só ao setor moveleiro, mas também ao empreendedorismo – não só como ação profissional, mas também e, principalmente, como um ato de autocuidado, de realmente empreender a própria vida.   

Nós somos o Leo Social!  

Nos acompanhe pelas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram | YouTube

*Todas as fotos publicadas neste post foram tiradas antes da pandemia*

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support