Marcenaria do Bem: alunos produzem e entregam móveis em ONG

[rank_math_breadcrumb]

Marcenaria do Bem: alunos produzem e entregam móveis em ONG

marcenaria do bem

A segunda-feira, 11 de abril de 2022, não foi uma segunda qualquer para os alunos de Diadema do curso de Meio Oficial da Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, e que conta com parceria do Tabea Diadema. Isto por que foi realizada a entrega de móveis do projeto Marcenaria do Bem.  

O Marcenaria do Bem é o trabalho de conclusão do curso de Meio Oficial. Nele, os alunos desenvolvem um móvel utilizando todas as técnicas aprendidas durante a profissionalização. Posteriormente, esse móvel é doado para uma pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social ou até mesmo para uma instituição.  

No caso da turma de Diadema, a doação ocorreu para ONG Refazer, localizada em Santo André, e que já desenvolveu projetos em conjunto com a Escola da Marcenaria do Leo Social no ano passado. O trabalho da ONG é voltado para capacitação de refugiados, migrantes e imigrantes no mercado de trabalho.  

Orientados pelo instrutor de marcenaria Gilberto Gomides, os alunos do curso produziram dois móveis: um fichário com quatro gavetas, que era uma grande necessidade para a recepção da ONG; e um armário com rodízios para sala da direção.  

“Como instituição, estávamos necessitando de alguns móveis, principalmente um gaveteiro para pastas suspensas. Era uma necessidade muito grande da nossa recepção. Como não tínhamos espaço, tudo ficava arquivado no próprio balcão. Então, o Leo Social fez a doação desse material e está sendo de muita alegria”, afirma Maria Salvany, Coordenadora da ONG Refazer. 

Foto: Alunos durante entrega do projeto na ONG Refazer/Thiago Correia

Entrega e agradecimento da ONG  

Os móveis foram entregues na manhã de segunda na ONG Refazer e contou com a presença e participação de seis alunos do curso e o instrutor. “Esse móvel que os alunos fizeram foi uma necessidade que vimos. A participação deles foi muito importante”, exalta o instrutor Gilberto, popularmente chamado de Giba.  

“Os alunos aprenderam diversas técnicas para construção desses móveis. E o mais importante é que todos participaram: construindo ou desenhando o projeto, plano de corte e tudo”, completa o instrutor.  

“Como instituição, receber de outra instituição uma doação tão significativa para nossa ONG não tem preço. E ainda saber que os móveis foram confeccionados por alunos é ainda mais gratificante”, enaltece a Coordenadora da ONG.  

“Isso nos traz essa imagem de gratidão. A palavra que ecoa nos meus ouvidos é gratidão por todos eles [alunos]. Conhecê-los pessoalmente, saber que fizeram esses móveis com tanto carinho e amor, para nós, não tem preço. A nossa eterna gratidão”, agradece Maria.  

Como foi a experiência dos alunos  

Daniel Ribeiro, de 37 anos, um dos alunos presentes na entrega, contou como foi realizar um projeto de tamanha potência. “O planejamento/desenho e execução do armário para o Marcenaria do Bem foi realizado com foco, empenho e objetividade. Usando algumas técnicas aprendidas no curso, criamos um móvel robusto, bonito e, principalmente, funcional que na minha opinião é o mais importante”, destaca. 

Foto: Daniel posando antes de uma aula do curso de Meio Oficial/Arquivo pessoal

“O sentimento agora é de prazer. Prazer em ajudar, em servir e de saber que, de certa forma, ‘materializamos o bem’. Foi um pequeno ato que vai trazer praticidade, organização e por que não, inspiração para os voluntários do local”, diz Daniel com um sorriso no rosto.  

Quem também participou ativamente do Marcenaria do Bem foi Ivone Nosula, de 39 anos. “Participei de todas as etapas do processo, desde medir o espaço onde ficaria os móveis, até o acabamento e o corte”, explica.  

“Eu aprendi muito com isso, principalmente porque a partir desse móvel nós tiramos o modelo para fazer outros móveis, os quais já estou inclusive vendendo. Durante a pandemia, eu fiquei desempregada e este curso de Meio Oficial está me proporcionando um novo olhar. Ele está fazendo uma diferença enorme na minha vida”, revela a aluna.  

Já Fábio Wendell, de 22 anos, descreveu como foi realizar o Marcenaria do Bem e sua experiência com o curso de Meio Oficial. “O curso de marcenaria foi muito importante para eu ter um norte na questão profissional”, conta. 

“Eu já trabalhava com marcenaria há algum tempo como ajudante, mas queria aprender a metodologia e as técnicas necessárias para efetuar meu trabalho e ter mais confiança naquilo que eu já tinha conhecimento”, pontua Fábio.  

“O projeto Marcenaria do Bem foi ótimo para colocar em prática o que a gente aprendeu durante o curso de Meio Oficial. E saber que o nosso trabalho está ajudando outras pessoas é maravilhoso”, conclui.  

Marcenaria do Bem 

O Marcenaria do Bem nasce como parte do projeto de formação do curso de Meio Oficial de Marcenaria, no qual nossos alunos criam um móvel, que será doado a um primeiro “cliente”. Esse cliente pode ser instituições sociais ou famílias em situação de vulnerabilidade.   

Conheça outras histórias do projeto: 

Fique por dentro também dos cursos da Escola da Marcenaria (clique aqui).

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support