“A marcenaria mudou minha vida e fez eu ter uma profissão digna”

[rank_math_breadcrumb]

“A marcenaria mudou minha vida e fez eu ter uma profissão digna”

escola da marcenaria - aluno Fábio

A Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, já impactou a vida de milhares de pessoas ao longo de mais de 15 anos de história. Fábio Marcondes, de 24 anos, é uma dessas pessoas que tiveram a oportunidade de mudar de vida por meio dos cursos da Escola da Marcenaria.  

Ele fez os cursos de Marcenaria Básica, Marcenaria Intermediária e Marcenaria Avançada – que hoje formam o Marcenaria Profissional – no ano de 2018 e conta como teve uma grande reviravolta em sua vida.  

“Eu estava construindo minha casa junto com meu pai. E eu queria fazer minha casa do meu jeito e meu pai me motivou a fazer algum curso relacionado à obra. Porém, eu não sabia o que fazer e nem onde arrumar o curso”, afirma Fábio.  

“Foi quando chegou uma carta em casa do meu L.A [liberdade assistida] da medida socioeducativa, que eu tinha que cumprir por causa dos meus atos de quando era menor de idade. Aí minha técnica arrumou esse curso na Escola da Marcenaria e eu fui firme”, lembra o ex-aluno.  

Segundo Fábio, antes de começar o curso na Escola da Marcenaria, ele não tinha qualquer contato ou experiência com marcenaria. Mas isso mudou. “Antes de fazer o curso, eu não tinha nenhuma experiência e não sabia fazer nada. Mas dei o meu melhor e aprendi bastante com o curso”, explica.  

escola da marcenaria - fabio

Fábio conta que após o curso ele conseguiu trabalho em marcenarias, mas que em 2019 acabou voltando a cometer delitos. “Depois do curso arrumei uma marcenaria e fiquei quatro meses trabalhando. Fui pra outra e fiquei mais dois meses. Aí abandonei tudo em 2019 e voltei a fazer algumas coisas que não me agrada e isso me afastou da marcenaria”, lamenta o jovem.  

A volta por cima com a marcenaria 

escola da marcenaria fabioNo entanto, o sonho de trabalhar com a marcenaria ressurgiu e Fábio deu a volta por cima. “Após um encontro com Deus em abril de 2022, Deus falou comigo e fez meu sonho ressuscitar e me deu força pra persistir nessa área”, revela Fábio emocionado. “Ele ressuscitou meu sonho de volta para marcenaria”, declara. 

Depois se reencontrar com a marcenaria, Fábio lembra que recorreu à uma pessoa especial: a professora Veronica Braga, marceneira e instrutora que ministrou o curso para turma de Fábio em 2018.  

“Pedi ajuda pra professora Veronica e ela me ajudou. Arrumou uma marcenaria pra mim no mês de junho de 2022”, relata. “Fiquei trabalhando nessa marcenaria até o mês de novembro e saí de lá. Comecei a trabalhar pra mim, montei minha firma e estou indo pra cima”, afirma Fábio com um sorriso no rosto. 

De acordo com Fábio, a experiência dos cursos da Escola da Marcenaria foi incrível e ele reafirma sua gratidão à instrutora Veronica. “O curso foi top. Eu amei fazer e agradeço muito a professora Veronica que me ajudou muito nessa trajetória”, enaltece. 

A marcenaria e os planos para o futuro 

Há três meses, o ex-aluno da Escola da Marcenaria abriu a Marcondes Soluções em Móveis – @solucoes_em_moveis no Instagram. Com sua empresa, Fábio realiza trabalhos de móveis planejados, móveis decorativos, reformas, reparos e outros serviços.  

Além de crescer com sua empresa, Fábio tem grandes planos para o futuro. “Meus planos na marcenaria é aprender mais e evoluir a cada dia. E trazer meu pai e alguns amigos pra esse ramo”, afirma. “Pretendo subir de nível e ajudar algumas pessoas com o método que eu aprendi. E com isso vou tentar fazer mais cursos on-line, pra todos terem uma chance melhor e um fácil acesso pra conhecer cada parte da marcenaria”, completa Fábio. 

“A marcenaria mudou a minha vida. Me fez ter uma oportunidade e uma profissão digna”, exclama Fábio. “E assim como ela me ajudou, eu vou usar pra ajudar o próximo porque onde eu moro a oportunidade está bem distante. E por falta disso muitos meninos novos estão se perdendo no mundo. Se tivessem a mesma oportunidade que eu tive poderiam mudar de vida”, conclui.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support