Maricá Marcenaria + Escola da Marcenaria: o match perfeito!

[rank_math_breadcrumb]

Maricá Marcenaria + Escola da Marcenaria: o match perfeito!

escola da marcenaria e maricá

A Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, existe desde 2004 e já profissionalizou mais de 8 mil alunos. Muitos de nossos ex-alunos acabam empreendendo ou trabalhando em marcenarias e empresas do setor, como é o caso de Raul Carmo de Souza e Ubiratan Silva dos Reis, ex-alunos do curso de Meio Oficial de Marcenaria. 

Raul e Ubiratan, popularmente chamado de Bira, estudaram na mesma turma em 2007, em Diadema – SP, e hoje são companheiros de trabalho na Maricá Marcenaria, empresa localizada em um terreno de 700 m² no bairro de Eldorado, em São Paulo, próximo à Diadema. 

Administrada por Marcos Assumpção, a Maricá Marcenaria existe desde 2020 – de 2001 a 2019, tinha outro dono e nome – e conta com 17 funcionários no total, entre eles Raul e Bira. Marcos conta como chegou até os ex-alunos do Leo Social e realizou as contratações. “Eu precisava de bons profissionais e conhecia a Leo Madeiras. Pedi indicação e fiz entrevistas com o pessoal do Leo Social”, lembra.  

Após algumas entrevistas, em meados de 2010, Marcos contratou Raul e mais outros dois ex-alunos do Leo Social. “Eu adotei o Raul. Ele era moleque ainda e aos poucos foi sendo lapidado. Hoje o Raul é um dos meus melhores funcionários”, afirma. 

“O Raul sabe atender bem o cliente e sempre resolve os problemas quando surgem. Há casos de clientes que para fechar algum projeto, pedem para que o Raul seja o marceneiro responsável. Isso mostra o bom trabalho e profissionalismo dele”, exalta o dono da marcenaria.  

Já Bira está na Maricá há cerca de um ano. Chegou após indicação de outro ex-aluno do Leo Social que já não está na marcenaria. “O Bira entrou há um ano. Conheci por intermédio de um ex-aluno também do Leo. Ele saiu de uma marcenaria de pequeno porte para uma de grande porte e a gente percebe o crescimento dele. O Bira trabalha muito bem. Sempre se dispõe em ajudar quando precisamos. Excelente profissional”, enaltece Marcos.  

O diferencial em contratar alunos da Escola da Marcenaria 

Foto: Marcos Assumpção

Para Marcos, o grande diferencial em contratar ex-alunos da Escola da Marcenaria do Leo Social é a estabilidade. “Os ex-alunos do Leo têm mais estabilidade profissional e psicológica do que os outros. Além disso, ficam mais tempo na marcenaria”, explica o empresário.  

“O Leo Social prepara o psicológico do aluno para encarar os desafios do dia a dia da marcenaria. Eles chegam aqui e já conhecem as máquinas manuais, sabem utilizar as ferramentas e conhecem os riscos também”, completa Marcos.  

Para o dono da Maricá Marcenaria, contratar os ex-alunos da Escola da Marcenaria do Leo Social foi um grande investimento.

“Foi um investimento que fizemos que trouxe confiança aos clientes, porque eles [funcionários] têm treinamento e capacitação. Já teve ocasiões de clientes pedirem o certificado de profissionalização deles”, alega.  

“O fato de o Leo Social ter o cunho social, que fornece bolsas para quem não pode pagar, também é um grande diferencial para os nossos clientes. Não me arrependo [de ter contratado]. Se tivesse oportunidade faria novamente. Investi e investiria de novo”, conclui Marcos.  

De ex-alunos a grandes marceneiros 

Raul e Bira têm boas lembranças da época em que estudaram no Leo Social. Os dois estavam no ensino médio quando fizeram o curso de Meio Oficial de Marcenaria e foram alunos do Prof. Gilberto na unidade do Leo Social em Diadema.  

“A gente se destacou naquela turma. Aprendemos rápido e o Giba [Prof. Gilberto] ensinou muita coisa pra gente. Marchetaria mesmo, o Giba é referência”, afirma Raul. “Nós éramos muito habilidosos e isso dava uma certa vantagem na hora dos trabalhos em grupo”, brinca Bira.  

Tanto Raul quanto Bira participaram do projeto do Leo Social para restauração de móveis da biblioteca Mário de Andrade. O fato marcou a trajetória dos dois ex-alunos pelo Leo.  

“O Leo Social está bem marcado. Foi um divisor de águas na minha vida”, destaca Bira. Após o curso, ele passou por algumas marcenarias, trabalhou sozinho por um tempo e hoje é marceneiro da Maricá Marcenaria. “Aprendi cinco anos em um”, exalta Bira.  

Com mais de 10 anos trabalhando na Maricá Marcenaria, Raul ressalta a importância do Leo Social em sua vida. “Foi o começo de tudo. Eu era moleque quando comecei o curso e aprendi a dar valor com o tempo. Hoje não me vejo fazendo outra coisa”, conclui Raul, que ainda ressalta a importância da profissionalização e estar atualizado com o mercado moveleiro.  

Modelo de trabalho da Maricá Marcenaria 

Foto: Marcos, Bira e Raul

Um diferencial que, para Marcos, contribuiu para o crescimento de Raul, Bira, os demais funcionários e, consequentemente da marcenaria, é o modelo de gerenciamento participativo adotado pela Maricá.  

O clima da marcenaria atual não pode mais ser engessado. Aqui nós discutimos o projeto com todos. Quando vou trabalhar em um projeto, chamo todos. É uma cooperativa. Está todo mundo no mesmo barco”, enfatiza Marcos. 

Segundo o empresário, esse modelo de trabalho adotado pela Maricá Marcenaria proporciona um ambiente descontraído e com profissionais engajados com o propósito de encantar clientes. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support