MDF de Pinus ou Eucalipto: vantagens e diferenças

[rank_math_breadcrumb]

MDF de Pinus ou Eucalipto: vantagens e diferenças

mdf

Produzido a partir de fibras selecionadas de madeira unidas com auxílio de uma resina, o MDF é resultado de um processo industrial feito sob muito calor e pressão. A produção de MDF é feita apenas a partir de madeiras de reflorestamento. 

Pinus e eucalipto são as principais madeiras de reflorestamento usadas para fabricação das chapas de MDF. Mas, quais são as vantagens de cada uma? O que as difere? Qual usar em seus projetos de móveis? Confira: 

Pinus 

A primeira grande diferença do MDF de pinus para o de eucalipto é o fato do primeiro ter fibras mais longas. Isso ajuda na melhor estabilidade em peças longas, além de permitir diversas possibilidades de acabamento.  

O processo de fabricação do MDF de pinus faz com que a chapa fique mais compacta e resistente às variações de temperatura. Vale destacar que, devido a este processo, o MDF de pinus fica menos suscetível a cupins e insetos que podem danificar a peça. 

Outros fatos sobre o MDF de pinus: 
  • Com o miolo mais claro, o pinus não necessita de tantas demãos na hora de tingi-lo; 
  • Maior resiliência, isto é, ao empenar, o material volta ao normal; 
  • Por ser mais macio no corte, é ideal para trabalhar formas arredondadas, fresas, recortes, frisos, etc; 
  • Pode conter mais imperfeições e farpas, se comparado ao MDF de eucalipto; 
  • O tempo de corte do pinus é, em média, de 12 a 15 anos. 

Eucalipto 

Diferentemente do pinus, o MDF de eucalipto possui fibras mais curtas. Isso torna o material mais compactado, o que acaba exigindo maior empenho de ferramentas na hora de cortar, por exemplo.  

Por outro lado, por ser mais compactado, o MDF de eucalipto permite furos mais perfeitos e bem definidos, deixando o encaixe mais firme na hora da montagem de móveis e diminuindo o risco de quebras na fixação. 

Outros fatos sobre o MDF de eucalipto: 
  • Precisa de serras afiadas e riscadores na hora do corte; 
  • Empena pouco em relação ao MDF de pinus, o que ajuda na hora de lixar; 
  • O MDF de eucalipto costuma ser mais liso e melhor acabado; 
  • O miolo é mais escuro, o que pode aumentar o número de demãos ao tingi-lo; 
  • O tempo de corte do eucalipto é, em média, de 6 a 8 anos.  

Qual é o melhor MDF? 

Tanto pinus quanto eucalipto são madeiras sustentáveis e que performam bem ao serem transformadas em MDF. A escolha de qual é o melhor MDF depende, sobretudo, da forma como cada marceneiro e marceneira gosta de trabalhar. 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support