Mulheres na marcenaria: Conheça a ‘S.O.S Gatinhas – Sapatão de Aluguel’

[rank_math_breadcrumb]

Mulheres na marcenaria: Conheça a ‘S.O.S Gatinhas – Sapatão de Aluguel’

Mulheres na Marcenaria

Em 2021, a Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, realizou o projeto ‘Entre Montadoras’, com o objetivo de formar mulheres para trabalhar como montadoras de móveis. 

Fernanda (30) e Índia (33), empreendem na ‘S.O.S Gatinhas’, elas participaram do projeto, formado somente por mulheres. Índia relata que a experiência foi única, pois em todos os cursos que fez, as mulheres sempre eram a minoria.

“Estar em uma sala de aula só de mulheres, nos possibilitou ajudar e fortalecer umas às outras, tanto no aspecto profissional quanto para a vida”, afirma.  

Apesar de já trabalharem como montadoras, Fernanda e Índia não tinham estudado para a função.

“Depois do curso na Escola da Marcenaria conseguimos alcançar a confiança que faltava, porque com o conhecimento conseguimos levar qualidade e soluções para as nossas clientes”, afirma Fernanda.  

Curso Achei Montadoras

Lugar de mulher 

Nos últimos anos, o debate sobre gênero se intensificou, as mulheres ganharam destaque em profissões tipicamente masculinas.

Em uma rápida pesquisa por “mulheres na marcenaria” nas redes sociais, o feed se enche rapidamente por imagens de mulheres, de raça, idade e identidade diferentes.

“A mulher pode estar onde ela desejar. As mulheres sempre estiveram presentes na marcenaria, nós só abrimos o caminho para que elas apareçam e mostrem o seu valor”, declara Kenia Malves, coordenadora de projetos sociais do Leo Social.  

Apesar das mulheres estarem presentes nos mais variados setores, Fernanda e Índia, que já realizam parcerias com empresas do setor moveleiro, contam que algumas pessoas ainda se surpreendem quando elas chegam para montar os móveis.

“As pessoas se surpreendem, primeiro pelo fato de sermos mulheres, depois pela qualidade que entregamos o serviço”, relatam.  

Mulheres na Marcenaria

De olho no futuro 

Além do curso Entre Montadoras, ‘as gatinhas’, como são chamadas Fernanda e Índia, também fizeram o curso de Meio Oficial, na Escola da Marcenaria, em 2022. Elas divulgam os serviços pelo Instagram e se denominam “sapatão de aluguel” – referência ao termo “marido de aluguel”.  

E já fazem planos para o futuro:

“Nosso objetivo é continuar como montadoras ou instalando móveis planejados, porque sabemos que esse tipo de serviço qualificado está em falta. Ou quem sabe ter nossa empresa de montagem de móveis só com mulheres”, concluem.  

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support